Métodos de cabeamento MODBUS

Escrito por tamara wilhite | Traduzido por fernando lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de cabeamento MODBUS
Sistemas de controle industrial são conectados usando Modbus (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O Modbus foi originalmente desenvolvido para permitir o controle de múltiplos dispositivos de lógica programável. Redes de comunicação Modbus conectam controladores a dispositivos e sensores às redes. O Modbus se desenvolveu para forma de barramento de campo ou comunicação de rede de computador. Modbus/Protocolo de controle de transmissão (TCP) conecta dispositivos de entrada e saída (I/O) como impressoras e drivers à redes Ethernet.

Outras pessoas estão lendo

Controlador para dispositivo de comunicações

Dispositivos como controladores submétricos de lógica programável para fabricação de máquinas e centros de controle de motor podem se comunicar através do Modbus em Linguagem de Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informação (ASCII) para a unidade de controle. O dispositivo manda atualizações de status em ASCII a Unidade remota de terminal (RTU). O dispositivo recebe comandos da unidade mestre através de cinco cabos. De acordo com o livro Programmable Logic Controllers with Controllogix, "a distância máxima de transmissão para modos ASCI/RTU é de 350 m".

Modbus sem fio

Conexões por frequência de rádio (RF) sem fio podem ser usadas em Modbus. A obra RF and Wireless Technologies afirma que "conexões sem fio RF podem substituir o cabo serial como a camada física que carrega pacotes Modbus, não se fazendo necessária mudanças físicas ao instrumento, painel de controle ou a arquitetura de software intrínseca". Unidades de controle local podem ser conectadas via cabos ou suas próprias conexões sem fio ao controlador central. Modbus sem fio pode ser usada juntamente com dispositivos Modbus cabeados ou com conexões cabeadas usadas como forma de backup de comunicações. Conexões Modbus RF estão sujeitas às mesmas interferências de comunicação e limitações de captação dos celulares.

Cabeamento TCP Modbus

Conexões Modbus TCP de dispositivos I/O podem ser feitas usando um único par de cabos torcidos de acordo com o padrão 485 da Electronic Industries Alliance (EIA). De acordo com a obra Web Based Energy Information and Control Systems, "uma implementação baseada em barramento RS485 [par torcido (dois cabos) de cabo)] é comum". Cabeamento usando dois pares de cabos torcidos atendam ao padrão 422 da EIA. Conexões Modbus Ethernet se encaixam dentro da intranet local ou internet. Dispositivos como controladores de automação programável, scanners e impressoras são conectadas através de TCP Modbus. Computadores podem se comunicar com e gerenciar dispositivos cabeados usando TCP Modbus.

Cabeamento de barramento de campo

Métodos de cabeamento para barramento de campo, como Modbus conectam controladores de planta industrial, sensores, instrumentos e equipamento. De acordo com o Filter Troubleshooting and Design Handbook, "muitos equipamentos e dispositivos de instrumentação vêm com pelo menos um protocolo de barramento de campo para fins de comunicação". Instrumentos e sensores são conectados a um painel de controle usando um cabo serial. O painel de controle é conectado ou a uma unidade de terminal remota (RTU) ou ao painel de controle central. Sistemas de controle distribuídos usam menos cabeamento do que redes controladas por centrais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível