Métodos de carga para baterias de íons de lítio

Escrito por john willis | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de carga para baterias de íons de lítio
Saiba como tratar sua bateria de lítio com segurança (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Baterias evoluem continuamente. Grandes pilhas alcalinas do tipo "D", uma vez comuns, são hoje obsoletas. À medida em que os dispositivos portáteis, de GPS a celulares, se tornaram mais populares, a necessidade de baterias leves e duradouras se faz presente. Atualmente, a bateria de íons de lítio é a resposta mais eficaz para esta questão. Mais potentes e bem menores do que as alternativas, tais baterias criaram novas possibilidades dentro da eletrônica. Entretanto, a estrutura química delas é fundamentalmente diferente daquela das alcalinas, de níquel (NiMH) e de outros tipos de baterias existentes, portanto precisam ser carregadas de maneira distinta. A carga incorreta pode destruir uma bateria de lítio.

Outras pessoas estão lendo

Lítio e íons de lítio

Primeiramente, para fins de clarificação, é importante saber que há uma grande diferença entre uma bateria de lítio e uma bateria de íons de lítio. Casualmente, ambas as baterias são chamadas de baterias de lítio, mas há uma importante distinção: é impossível recarregar baterias de lítio. Felizmente, isso não é uma coisa com a qual você precise se preocupar tão cedo. O problema das recargas é a razão para o surgimento das baterias de íons de lítio. Entenda bem a diferença entre as duas — especialmente se você planeja comprar um produto com "baterias de lítio". Não pense que elas serão sempre recarregáveis.

Carregadores inteligentes

Felizmente, existem "carregadores inteligentes" que fazem todo o trabalho por nós. Um carregador deste tipo não conduz somente a recarga, mas também monitora o nível da carga e ajusta o processo conforme este nível. Tudo o que você tem que fazer é ligar o aparelho no carregador e esquecer este problema. A maioria dos carregadores apresenta uma luz indicadora de carga completa.

Carregadores constantes

O mais importante sobre o método de carga é que você use um carregador inteligente adequado, que monitore a carga. Baterias de laptop, por exemplo, monitoram o nível de carga das baterias. Carregadores constantes não podem ser usados em aparelhos de baterias de íons Lítio, pois estes carregadores nunca param de emitir uma corrente elétrica em direção à bateria, independente do nível de carga da mesma. Para outros tipos de bateria, tal carregador pode funcionar tranquilamente, mas não é caso para com as baterias de íons Lítio. Se um carregador não é capaz de monitorar os níveis de carga da bateria, ele não deve ser utilizado em uma bateria de íons de lítio.

Segurança na carga

A sequência utilizada por carregadores inteligentes é bastante complexa, e alguns carregadores inteligentes são na verdade mais inteligentes que as alternativas. Estes carregadores não só protegem a bateria contra supercargas, mas também protegem contra a inversão de polaridade, mantêm a corrente de carga, evitam sobrecargas e descargas intensas e regulam a voltagem e a temperatura. Enquanto a maioria destas tarefas é feita pelo carregador, é importante que se tenha em mente duas coisas: Uma é que as baterias de íons lítio não devem ser carregadas quando a temperatura estiver acima ou abaixo da faixa adequada de temperatura: de 1 a 40 graus. A outra é que é importantíssimo usar o carregador certo para o seu aparelho. Não subestime esta informação, pois as baterias podem até explodir se for usado um carregador inadequado. Use o carregador fornecido pelo fabricante do seu aparelho, e se você precisar substituí-lo, certifique-se de adquirir um carregador adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível