Métodos de construção usando blocos de concreto seco empilhados

Escrito por bob haring | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de construção usando blocos de concreto seco empilhados
Empilhe os blocos de maneira que o bloco de cima fique na metade dos dois blocos de baixo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os blocos de concreto são utilizados para construir cercas para privacidade, fundações e paredes de casas, porões, galpões e outras edificações. Um método de construção tradicional é o uso dos blocos com argamassa, da mesma maneira que se faz com os tijolos. Uma alternativa é o empilhamento seco, dispondo os blocos no lugar sem juntas de argamassa e prendendo-os com cimento de ligação e concreto nos buracos entre os blocos. O empilhamento seco pode fazer uma parede forte, quase sólida.

Outras pessoas estão lendo

Base de concreto

O empilhamento seco começa com a construção de uma base sólida de concreto para a parede, com barras de aço de reforço instaladas no concreto com 1,22 m de distância entre elas, espaçadas de modo que os furos nos blocos alinhem-se sobre eles. Verifique se há vergalhões em cada virada ou no fim da parede e em qualquer local da janela ou porta. Use blocos com extremidades sólidas, em vez de extremidades recuadas como aquelas usadas ​​na parede com argamassa.

Argamassa no blocos de base

Deixe o concreto curar por uma semana antes de empilhar os blocos. Mesmo com empilhamento seco é preciso um pouco de argamassa -- a primeira camada de blocos ou a base deve ter uma cama de argamassa nivelada, mas com as laterais dos blocos firmemente juntas, sem qualquer argamassa. Essa camada de base deve ser reta ao longo da parede com o nível dos blocos. Os blocos devem ser arrumados pelos furos sobre as barras de reforço, onde estão instalados.

Extremidades juntas e sobrepostas

Os blocos devem ser fixados com as extremidades uma contra a outra, sem espaço entre elas. É melhor trabalhar de ponta a ponta e definir o último bloco em uma fila no centro para evitar que a parede balance. Os blocos devem ser sobrepostos, de forma que cada um fique na metade de outros dois blocos. Isso é feito com um bloco de canto em um ângulo de 90 graus, onde duas paredes se encontram ou iniciando cada nova parede reta com a metade de um bloco.

Reforço horizontal

Para uma parede mais alta do que cinco blocos, use um bloco especial para a quinta fileira, o qual tem uma abertura no topo para acomodar uma barra horizontal de reforço no comprimento da parede. Coloque as âncoras de canto nas junções a 90 graus por perfuração de um orifício no conjunto, suficientemente grande para passar o ferro, que vai de um bloco para dentro da cavidade a outro bloco de encosto.

Reboco

Uma vez que a última fileira de blocos tiver sido colocada, despeje o concreto em todos os cantos ou aberturas finais e em cada buraco com vergalhões. Preencha outras aberturas com areia ou argamassa, para tornar o interior da parede sólida. Adicione uma tampa ou trave de cimento para vedar a parte superior da parede. Insira uma faixa do telhado ou amarrações de vigas para fechar.

Cimento da superfície

Cubra ambos os lados da parede com cimento de ligação na superfície, um tipo especial que é reforçado com fibra de vidro, de 45 cm de espessura. Verifique se o cimento preenche eventuais pequenas fissuras ou fendas nos blocos. Espalhe-o com uma espátula. Depois que uma superfície da parede for coberta com uma camada lisa de cimento, uma camada de revestimento pode ser adicionada para fornecer o acabamento desejado. O cimento precisa ser mantido úmido por alguns dias enquanto ele cura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível