Métodos divertidos para ensinar o alfabeto aos seus filhos

Escrito por lisa maire | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos divertidos para ensinar o alfabeto aos seus filhos
Os blocos de montar e brinquedos são uma ótima forma para tornar as crianças familiarizadas às letras do alfabeto (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Aprender o alfabeto é uma tarefa importante para todas as crianças dominarem. O abecedário é uma parte crucial da educação de seu filho, e algo que muitos pais ajudam os filhos a aprender. Uma criança que aprende o alfabeto cedo, estará melhor preparada para aprender a ler e escrever. Existem várias maneiras de tornar o aprendizado divertido para os pais e para as crianças. Jogos e atividades divertidas farão seu filho recitar e compreender o alfabeto muito rapidamente.

Jogos de associação

Os jogos de associação são ótimas atividades para brincar com seu filho em casa, no carro, ou sempre que estiver em movimento. Ensine seu filho o abecedário, ensinando-lhes as palavras que estão associadas a cada uma das letras do alfabeto. Por exemplo, se estiver ensinando a letra "A", faça-lhe várias perguntas, como: Você pode citar alguma coisa nesta sala que comece com a letra "A"? Ou então segure uma ameixa e pergunte: "Com que letra começa essa ameixa?" Assim que tiver ensinado a letra "A,"siga para a "B" e continue com o restante do alfabeto. Uma ótima maneira de organizar-se é ensinar uma letra por dia. Caso a letra do dia seja "D" passe o dia inteiro procurando por associações. Lembre-se de elogiar seu filho quando acertar as perguntas, ou mantenha o controle de quantas associações corretas ele fez durante todo o dia, para que possa analisar o quanto ele está melhorando.

Músicas e atividades

Tornar a aprendizagem do abecedário divertida não significa que você precise jogar um jogo de verdade. Há outras coisas divertidas, como atividades e músicas, que podem ajudar as crianças a aprenderem o abecedário também. Por exemplo, se você e seu filho vão fazer biscoitos, use um cortador com a forma de uma letra, para que eles sejam assados ​​em formas de letras do alfabeto. Ensine ao seu filho o que cada letra significa enquanto assam os biscoitos. É possível também cantar a música do alfabeto, uma forma muito tradicional de aprender o abecedário, mas também uma grande ferramenta de aprendizagem. Comece a manhã com a canção do abecedário, ou cante-a para seu filho enquanto ele escova os dentes pela manhã. Normalmente, as crianças ficarão mais focadas na música, pois não gostam de fazer isso. Isso também irá ajudar a garantir que seu filho escove os dentes tempo o suficiente a cada manhã.

Jogos de mesa

Jogos como bingo podem ser usados com letras do alfabeto para ajudar seus filhos a familiarizarem-se com as letras. Crie uma cartela usando letras do alfabeto ao invés de números. Cante uma letra ou segure uma carta com a letra nela, e peça que seu filho marque essa letra na folha. Ele pode gritar "Bingo!" quando todas as letras no cartão estiverem completas ou caso ele tenha quatro em uma fileira. Este é um ótimo jogo para que seus filhos brinquem enquanto você faz a janta ou outra tarefa.

Crie um livro

Você e seu filho podem criar um livro do alfabeto juntos. Além de ser uma atividade artística divertida para vocês se relacionarem mais, também irá ajudá-lo a aprender o alfabeto. Adquira um livro com folhas em branco ou um diário, ou grampeie suas próprias folhas em branco. Faça com que cada página seja dedicada a um letra do alfabeto. Escreva a versão minúscula e maiúscula de cada letra na página, e coloque itens que representem essa letra na página também. Por exemplo, se estiver trabalhando na página da letra "A", desenhe ou recorte as imagens de revistas contendo palavras simples que comecem com "A", como amor, avião ou aranha. Faça isso para cada página do livro. Tente fazer com que o livro seja colorido e atrativo, com cores vivas e brilhantes, para que seu filho fique mais inclinado a prestar atenção ao lê-lo várias vezes.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível