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Métodos eficazes para ensinar a tabuada

Atualizado em 23 março, 2017

Geralmente, as crianças começam a aprender a multiplicar no terceiro ano. A multiplicação é uma parte essencial da matemática que os alunos aprendem quando já têm um bom entendimento de adição e subtração. Depois de aprender a multiplicar, eles aprendem a dividir. Para que obtenham êxito e continuem aprendendo uma matemática mais complexa, é preciso aprender a tabuada. Para ensinar essa matéria de forma eficaz, os professores utilizam a repetição e várias estratégias.

Muitos alunos ficam orgulhosos quando aprendem a multiplicar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Declamação

A tabela de multiplicação geralmente contém os números de um a dez na vertical e na horizontal e possui quadrados com as respostas da multiplicação de todos esses números entre si. Um dos métodos mais comuns no ensino da tabuada é a declamação. Para fazer esse exercício, o professor pede aos alunos para dizerem todas as respostas junto com ele, começando do um. Os alunos e o professor declamam "um vezes um é um, um vezes dois é dois" e assim por diante até completar a tabela da multiplicação na coluna do dez.

Dicas de sequenciamento

Uma forma eficaz de ensinar a tabuada é ensinar métodos de sequenciamento. Por exemplo, para ensinar a tabuada de dois, mostre que os resultados vão aumentando de dois em dois. Antes de começar, peça para as crianças contarem de dois em dois, dizendo "dois, quatro, seis, oito" e assim por diante. Mostre que dois vezes um é dois, dois vezes dois é quatro, dois vezes três é seis etc. As crianças podem começar a perceber um padrão. Esse método funciona bem com a tabuada de dois, de três, de cinco e de dez.

Guerra da multiplicação

Uma atividade divertida que ajuda no aprendizado da tabuada é o jogo da guerra da multiplicação. Para jogá-lo, retire todas as cartas figuradas de vários baralhos. Separe as crianças em duplas e dê para cada dupla um baralho. Elas devem dividir as cartas igualmente entre si e colocá-las viradas para baixo, sobre a mesa. Ao mesmo tempo, cada crianças deve virar uma carta de cima da pilha, deixando duas cartas na mesa, e calcular o produto dos números dessas cartas. A criança que responder primeiro fica com as cartas. O jogo continua até o tempo acabar ou uma das crianças ter todas as cartas.

Pelo mundo

Para esse jogo, as crianças devem estar em suas carteiras. Uma criança começa o jogo ficando em pé ao lado de alguém que esteja sentado. O professor pergunta o resultado de uma multiplicação. Se a criança que está em pé responder primeiro e corretamente, ela fica em pé ao lado de outra pessoa. Se a que está sentada responder primeiro, ela levanta para ficar ao lado de outra pessoa e a que estava em pé pode sentar-se no lugar que ficou vago. O objetivo do jogo é passear "pelo mundo" o máximo possível respondendo as perguntas corretamente e bem rápido.

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