Saúde

Métodos para evitar a gravidez

Escrito por nathania maddox | Traduzido por josé fabián
Métodos para evitar a gravidez

Você tem muitas opções para evitar a gravidez

condom image by Jorge Casais from Fotolia.com

Segundo o centro de controle e prevenção de doenças (dependente do Ministério da Saúde) dos Estados Unidos, estima-se que quase 50% dos casos de gravidez nos Estados Unidos não são intencionais, mas apenas 2% das mulheres que tiveram relações sexuais ao menos uma vez nunca usaram métodos de controle de natalidade. A importância de evitar a gravidez é clara e há muitas técnicas que homens e mulheres podem aplicar.

Abstinência

Embora haja muitas formas de evitar a gravidez, a única técnica 100% efetiva é a abstinência. Esse estilo de vida proíbe realizar atos sexuais de qualquer tipo (anal, oral ou vaginal). O método também impede completamente a transmissão de doenças sexuais (DTS).

Planificação natural da família

O planejamento familiar natural, também chamado "consciência da fertilidade", envolve monitorar o ciclo de fertilidade feminino para determinar quando o sexo é permissível (períodos inférteis) e quando deve ser evitado (períodos férteis). As mulheres cujo ciclo menstrual é regular podem predizer os dias em que estão férteis e inférteis, abstendo-se de realizar o ato sexual ou usando métodos anticoncepcionais para evitar ficar grávidas. Um kit de ovulação ou monitoramento do muco cervical pode ajudar na tarefa.

Anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são dispositivos e drogas criados para ajudar as pessoas a evitar a concepção. Dividem-se em três categorias: métodos de barreira (preservativos, diafragmas e espermicidas), métodos hormonais (anticoncepcionais orais, anéis vaginais, parches de progesterona e estrogênio e injeções de progesterona) e dispositivos intrauterinos ou DIUs (como o "T de cobre" e o "Mirena").

Métodos de esterilização

Os anticoncepcionais são formas reversíveis de evitar a gravidez, o que significa que a possibilidade de conceber volta ao deixarem de ser usados. A esterilização é a alternativa permanente e não há forma de desfazê-la, além de não ser completamente efetiva. As duas técnicas populares de esterilização feminina são a laqueação tubária (ou "ligadura de trompas") e a esterilização transcervical. Ambas causam obstruções nas trompas de Falópio para impedir os óvulos de atingirem o útero, onde acontece a fertilização. Os homens podem realizar um procedimento equivalente mais simples e ambulatório chamado "vasectomia", o qual remove o esperma.

Efetividade dos anticoncepcionais

As pílulas de controle de natalidade são a forma mais popular de contracepção hormonal. Afirma-se que os métodos hormonais e os DIUs têm 92% a 99% de efetividade, em comparação com os métodos de barreira (71% para os espermicidas e 98% para os preservativos masculinos). Também se estima que a efetividade do planejamento familiar se localiza entre 75% e 99%, enquanto o valor nos procedimentos de esterilização é de mais de 99%.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media