Métodos de extração do óleo de coco

Escrito por jane peterson | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de extração do óleo de coco
O óleo de coco pode ser extraído de diversas formas (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

A extração do óleo de coco pode ser feita através de meios tradicionais ou com a ajuda de máquinas modernas. Pressão, calor e movimento são forças usualmente utilizadas para separar o óleo da polpa branca da fruta. Dependendo do método de extração utilizado, o óleo extraído pode ser completamente puro ou precisar de um processo de refinamento adicional.

Outras pessoas estão lendo

Processamento aquoso

O método que utiliza água para extrair o óleo de coco também é chamado de processamento aquoso. O primeiro passo é separar a polpa da casca da fruta. Em seguida, a polpa é fervida em água. Conforme ela cozinha e amolece, o óleo sai da polpa e fica separado da água; o óleo é removido da superfície e armazenado.

Prensa hidráulica

A prensa hidráulica, literalmente, pressiona o óleo de coco utilizando força bruta. Esse tipo de prensa utiliza um pistão pesado e um tubo de metal que é capaz de filtrar o óleo; uma vez que a polpa da fruta é introduzida no tubo metálico, um macaco hidráulico é utilizado para forçar a prensa contra a polpa e fazer com que o óleo seja espremido pelo tubo e coletado. Esse processo ajuda a preservar o estado natural do óleo de coco e não exige outros métodos de refinamento.

Centrífuga mecânica

Uma centrífuga mecânica pode ser utilizada para obter óleo de coco virgem, considerado uma das formas mais puras. Durante o processo, a polpa da fruta é despejada em uma máquina, que corta a polpa em fatias mínimas. Essas fatias são colocadas em uma pequena prensa de parafuso e o leite é extraído da polpa; em seguida, o coco remanescente é colocado em uma centrífuga de alta velocidade que o gira rapidamente. Através do processo de rotação, o óleo é separado da polpa e coletado. O óleo obtido através desse método retém um forte cheiro e gosto de coco e não requer qualquer processo de refinamento.

Extração Ghani

A extração Ghani é um método tradicional que utiliza um pilão gigante e um sistema de morteiro para esmagar a polpa da fruta. Atualmente, sistemas mecanizados de extração Ghani estão disponíveis, embora as prensas tradicionais de tração animal ainda sejam utilizadas. Embora o resultado desse processo seja o óleo de coco completamente puro, ele requer trabalho intenso e produz menos óleo que os métodos apresentados acima.

Método de expulsão

Esse método utiliza um tonel cilíndrico mecanizado para criar uma versão pulverizada da polpa do coco, conhecida como "bolo de coco". A fruta aquecida é colocada dentro do tonel, onde é esmagada através da rotação de uma haste metálica. Esse processo ajuda a quebrar os componentes da polpa e prepará-la para a extração do óleo. O último passo se consiste na utilização de um solvente químico chamado hexano para separar o bolo de coco do óleo. A refinação é, geralmente, necessária para separar o extrato do óleo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível