Métodos de massagem para pacientes com câncer de mama

Escrito por jessica anne elizabeth | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de massagem para pacientes com câncer de mama
A massagem pode ser um procedimento terapêutico muito relaxante para pacientes com câncer de mama (Massage image by guillaume from Fotolia.com)

A massagem é um procedimento terapêutico muito relaxante para as pacientes com câncer de mama, embora elas possam necessitar de um tratamento especial. Existem massagistas treinados em métodos que visam especificamente as questões físicas e emocionais de uma paciente com câncer de mama. Os profissionais da saúde, organizações de câncer de mama ou grupos de apoio ao câncer de mama podem recomendar-lhe alguém.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de massagem

A massagem faz uso de diferentes tipos de pressão e de toque. Ela pode ser muito leve, quando o massagista manipula apenas a pele, ou uma massagem profunda, quando as camadas mais profundas de músculos e tecidos são envolvidas. O terapeuta pode simplesmente esfregar e acariciar a pele ou pressioná-la suavemente entre as palmas de suas mãos. O método utilizado dependerá de diversos fatores, incluindo o tipo de cirurgia que foi realizada e de todos os tratamentos que estão sendo feitos.

Serão evitadas todas as áreas recentes de cirurgia ou qualquer outro local que possa estar irritado devido aos tratamentos do câncer de mama. Avise ao profissional se houver áreas específicas que não devem ser massageadas. Informe imediatamente se o procedimento causar-lhe dor ou desconforto.

Caso você possa receber uma massagem profunda, o terapeuta utilizará mais pressão e não só tocar a pele. Ele irá rolar ou comprimir a pele e os músculos ou pode pressionar com mais firmeza.

Posições da massagem

A massagem pode ser feita com a paciente deitada sobre uma mesa ou sentada em uma cadeira. Se você realizou recentemente a cirurgia para o câncer de mama, o que pode incluir mastectomia e reconstrução da mama, o método da cadeira será o mais indicado, especialmente caso o seu médico ainda não a tenha liberado para dormir de barriga para baixo.

O terapeuta pode colocar travesseiros sob diferentes partes do seu corpo para você se sentir mais confortável. Cabe a você, no entanto, dizer a seu terapeuta se está desconfortável ou se precisa de apoio extra.

A cadeira de massagem especial oferece mais suporte para o seu corpo. Se precisar, peça mais travesseiros ou outros dispositivos para ficar mais confortável ainda.

Antes da massagem, observe se o terapeuta segue os devidos métodos de higiene. As pacientes com câncer de mama, especialmente aquelas que estão passando por tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, são mais suscetíveis à infecção.

Os benefícios

A massagem pode proporcionar benefícios físicos e emocionais. Você se sentirá mais relaxada e poderá notar que sua dor diminuiu. A massagem também pode ajudar a diminuir o linfedema, situação em a linfa não está sendo corretamente drenanda pelo sistema linfático. Além disso, tem sido demonstrado que a terapia por massagem pode aumentar o número de glóbulos brancos do sangue, os quais são frequentemente perdidos em quimioterapia ou radioterapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível