Métodos para melhorar a recessão gengival

Escrito por alexis writing | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos para melhorar a recessão gengival
O processo de recessão gengival é lento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A recessão gengival, também conhecida como gengiva recessiva, é um processo que acontece gradualmente com o passar dos anos. Os sintomas são tão sutis que uma pessoa só passa a notar os sintomas da recessão gengival aos 40 anos ou mais. Essa condição, no entanto, pode acontecer também na adolescência.

Outras pessoas estão lendo

Higiene bucal

A causa mais comum para a recessão gengival é a placa, uma bactéria que se acumula no dente, criando uma espécie de camada. Uma escovação regular é necessária para melhorar a recessão, pois ela estimula a circulação do sangue, eliminando assim as toxinas produzidas pela bactéria. A escovação deve ser feita antes de dormir e também pela manhã, e, se possível, você deve escovar após cada refeição. Usar o tipo certo de escova também é importante.

Evite fazer uma escovação muito agressiva. A técnica recomendada é escovar a superfície dos dentes com movimentos suaves e circulares. Também é importante escovar a linha da gengiva, pois uma bactéria pode se alojar no local e causar a gengivite. Geralmente, o melhor é utilizar uma escova de cerdas macias com uma cabeça pequena. Escovas elétricas são igualmente preferíveis, pois elas possuem cabeças menores e movimentos controlados.

Utilizar o fio dental regularmente é ainda mais importante do que a escovação frequente. Apenas o fio dental consegue remover a placa que se aloja entre os dentes e sob a gengiva. Passe o fio dental após cada sessão de escovação. O ideal seria realizar esse processo após cada refeição.

Massagear a gengiva também melhora a circulação e ainda contribui para a saúde dental. Para esse procedimento, segure a gengiva entre o dedão e o indicador e esfregue suavemente.

Métodos naturais para melhorar a recessão gengival

Uma lavagem regular com óleos essenciais, tais como o de cravo, hortelã ou sálvia, é uma boa maneira de controlar a bactéria causadora da recessão gengival. Acrescente algumas gotas do óleo em seu antisséptico bucal e enxague por 60 segundos.

Para livrar sua boca de bactérias, você também pode lavá-la com uma solução feita de medidas iguais de água oxigenada e água. Lave-a por 30 segundos e não faça esse procedimento por mais de três vezes em uma semana.

Você também pode esfregar a linha da gengiva com uma pasta feita de água e bicarbonato de sódio. Não esfregue toda a gengiva de uma vez, trabalhe em pequenas seções e lave em seguida. Isso removerá bactérias e melhorará a aparência da gengiva recessiva.

O "oil pulling" (passagem de óleo, em tradução livre) é uma técnica Ayurveda que possui a reputação de reverter a recessão gengival e, inclusive, regenerar o tecido da gengiva. Esse procedimento envolve colocar 15 ml de óleo natural de coco ou gergelim na boca e "passá-lo" através dos dentes repetidamente por 10 a 20 minutos até que ele se torne fino e branco. Em seguida, você deve cuspi-lo e lavar a boca com água para ter certeza de que toda a bactéria foi removida. Realize esse procedimento três vezes ao dia para acelerar a cura das gengivas recessivas e certifique-se de fazê-lo antes das refeições, com o estômago vazio.

Mastigar frutas e legumes crus, que são ricos em vitaminas e minerais, exercita os dentes e ajuda a melhorar a recessão gengival. Escolha frutas e legumes ricos em vitamina C e caroteno.

Coma oxicoco e castanha de caju, pois eles possuem propriedades que inibem a aderência de bactérias. A ingestão de gengibre fresco também neutraliza o ácido bucal e ajuda a curar e prevenir doenças da gengiva.

Você também pode tomar suplementos com cálcio, ginkgo biloba (para a circulação sanguínea), zinco (para a resistência imunológica), vitamina C e coenzima Q-10 (aumenta a energia utilizada na renovação celular).

Resista a doces, refrigerantes e bebidas cheias de açúcar, pois ele tende a enfraquecer os dentes e alimentar as bactérias. Você também deve evitar comidas processadas, produtos à base de farinha de trigo, cafeína e álcool.

Procedimentos odontológicos

Há alguns procedimentos odontológicos que podem ser feitos em casos graves de recessão gengival. Se uma mordida anormal for a causa, um ajuste ou uso de placa dental pode resolver o problema. Aparelhos odontológicos também podem ser colocados por um ortodontista para alinhar os dentes. Caso a causa seja o tártaro severo, uma raspagem ou alinhamento de raiz podem ser necessários. Também podem ser realizados enxertos de gengiva para substituir o tecido afetado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível