Métodos de multiplicação para 4ª Série

Escrito por stephen hart | Traduzido por josé antonio arantes castro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de multiplicação para 4ª Série
Não há apenas uma forma de multiplicação que funcione para todo estudante. (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

A quarta série é geralmente o momento em que os estudantes começam a aprender como multiplicar números grandes. Alguns alunos aprendem rapidamente a multiplicar números grandes usando o método tradicional. No entanto, outros alunos se esforçam e precisam de instruções diferentes usando diversos métodos até que um deles funcione.

Outras pessoas estão lendo

Algorítimo de multiplicação padrão

O método padrão para multiplicação é o mais bem conhecido e o mais ensinado para alunos da quarta série. O número grande é colocado por cima e o menor por baixo, com os valores alinhados apropriadamente. O número mais a direita e em baixo multiplica cada número de cima da direita pra esquerda. Esse padrão continua para cada número de baixo, movendo-se para a esquerda até que todos os números sejam multiplicados. Cada novo número é multiplicado abaixo do anterior, uma nova linha começa com um zero colocado na direita. Todas as linhas são somadas juntas, o que resulta na resposta final.

Multiplicação de lattice

Multiplicação de Lattice é um método que divide a multiplicação de números grandes em passos menores e mais fáceis. Caixas são desenhadas com uma linha diagonal (da direita para esquerda) dividindo cada uma. O número de caixas é determinado pela multiplicação do número de dígitos do maior número pelo de menor. Por exemplo, haverá seis caixas em 247 vezes 36 porque há três dígitos no maior número e dois dígitos no menor número. Três vezes dois é seis. As caixas são organizadas com três colunas de duas caixas cada. Um dígito do maior número é colocado no topo de cada coluna enquanto que um dígito do menor número é colocado a direita de cada linha. Cada número é então multiplicado dentro de cada caixa, colocando a dezena resultante acima da linha diagonal e a unidade resultante abaixo da linha. Quando terminada a multiplicação, some todos os números de uma mesma diagonal (cada diagonal fornece um dígito) para obter a resposta final.

Multiplicação egípcia

Na multiplicação Egípcia, duas colunas de números são construídas. A primeira coluna consiste em números que são dobrados. Por exemplo, em 14 vezes 20, a primeira coluna consistiria de um, dois, quatro e oito. Você para no oito porque o dobro de oito é 16 e este é maior que 14. A segunda coluna consiste em números que são o dobro do segundo número. Por exemplo, a segunda coluna consistiria em 20, 40, 80 e 160. Você para em 160 porque a primeira coluna tem apenas quatro números, então a segunda coluna deve ter apenas quatro números. Você então volta na primeira coluna e decide que números podem ser somados para obter 14. Nesse caso são dois, quatro e oito. Finalmente, os números correspondentes na segunda coluna são somados para chegar ao resultado final. 40 + 80 + 160 = 280. 14 x 20 é igual a 280.

Caixa de multiplicação.

Caixa de multiplicação usa caixas baseadas no número de dígitos sendo multiplicados. Por exemplo, em 314 vezes 22, você desenha seis caixas porque 3 dígitos vezes 2 dígitos é igual a seis. Isso é feito com caixas com três colunas e duas linhas. O maior número é então escrito de forma padrão no topo das três colunas da esquerda pra direita. Por exemplo, 314 seria escrito como 300 sobre a primeira coluna, 10 sobre a segunda coluna e 4 sobre a terceira coluna. O segundo menor número é então escrito de forma padrão e anotado do lado esquerdo de cada linha. Por exemplo, 22 seria escrito como 20 na linha de cima e 2 na linha de baixo. Todos os números são multiplicados juntos e escritos em cada caixa. Cada linha é então somada junta e os dois números resultantes são somados para obter o resultado final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível