Métodos de partida de motores de indução trifásicos

Escrito por chris passas | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Métodos de partida de motores de indução trifásicos
Rede Trifásica (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Um motor de indução trifásico utiliza três fases de corrente alternada de energia elétrica para fornecer eletricidade aos dispositivos aos quais se conecta. No sistema trifásico, três condutores de circuito entregam três correntes alternadas da mesma frequência a um destino. Redes elétricas de distribuição de energia, grandes motores e cargas elétricas utilizam um sistema indutor de três fases para fornecer energia elétrica.

Outras pessoas estão lendo

Partida direta

Partida direta em linha, também conhecida como partida através da linha e partida de tensão total, envolve a ligação de cada um dos terminais de um motor de indução de três fases a uma linha separada de um dispositivo. Nesse arranjo, a corrente e a tensão nos terminais do motor são iguais à corrente e à tensão da rede. Uma desvantagem do método de partida direto é que o estator extrai uma corrente elevada que pode danificar os enrolamentos do motor de indução trifásico. O método de partida direto também pode causar uma queda de tensão ou flutuação que pode afetar os dispositivos ao longo da linha.

Conexões triângulo e delta

Em uma conexão triângulo (Y) ou estrela, os enrolamentos do motor de indução conectam as fases de alimentação ao neutro. Em uma ligação em delta ou de malha, os enrolamentos se ligam entre as fases de alimentação. Uma conexão estrela cria uma tensão mais elevada para os enrolamentos do motor do que uma ligação delta. Um motor de arranque com a capacidade de utilizar ambas ligações estrela e delta, também conhecido como conexão "partida triângulo, operação delta", inicializa o motor trifásico através de uma ligação em Y; em seguida, transfere para uma conexão delta quando o motor atinge uma velocidade estabelecida. Uma desvantagem da ligação em estrela-triângulo é a redução da tensão e o baixo torque de arranque que podem ter um efeito adverso sobre os dispositivos ou bombas que têm um torque de partida elevado. A ligação estrela-delta é mais complexa do que uma conexão em linha direta porque utiliza uma chave de velocidade e temporizadores. O motor de indução requer um choque para começar e outro choque quando a ligação estrela-triângulo transfere de triângulo a delta. O método estrela-delta é muitas vezes conveniente para a aceleração parcial.

Conexão de reator em série

Um reator em série com os terminais do motor diminui a tensão terminal do motor de indução, reduzindo a corrente inicial. A impedância diminui à medida que o motor se acelera até que um método de desvio faça com que o motor funcione a toda a velocidade e tensão.

Acionamento por frequência variável

Um acionamento por frequência variável inicia um motor de indução trifásico em uma frequência baixa o suficiente para inicializar um torque de potência total sem um influxo de corrente. A baixa frequência aumenta o torque porque aumenta a impedância do circuito do rotor com a frequência de escorregamento.

Métodos de partida de motores de indução trifásicos
Motor elétrico (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível