Métodos de pesquisa usados na Antropologia

Escrito por molly hayden | Traduzido por francine silva
Métodos de pesquisa usados na Antropologia
Os antropólogos usam vários métodos de pesquisa para aprender sobre o comportamento (party people on the beach image by RedMartin from Fotolia.com)

A Antropologia, o estudo da humanidade, preocupa-se com as definições e origens da humanidade. Os antropólogos usam vários métodos de pesquisa para aprender sobre o comportamento, as interações e sociedades humanas. Quando os antropólogos utilizam essas estratégias para obter informações sobre culturas e comunidades, eles fazem relações entre pessoas, lugares e comportamentos que podem avançar o conhecimento sobre a humanidade. A qualidade e a quantidade de informações antropológicas aproveitáveis dependem do tipo e calibre dos métodos utilizados.

Observação participante

A estratégia de observação participante é um método no qual o antropólogo visita a área onde uma cultura ou um povo vive para estudar os habitantes em seu ambiente natural. O antropólogo pode mergulhar no ambiente em diferentes graus, tais como participar em eventos culturais ou ajudar em atividades do dia a dia. Esse tipo de observação permite ao antropólogo experimentar a vida como um membro da comunidade e, assim, compreender melhor os comportamentos e o estilo de vida daquela comunidade.

Métodos de pesquisa usados na Antropologia
Observação participante (parade image by Gina Smith from Fotolia.com)

Entrevista pessoal

O método de entrevista pessoal de discussão direta, na qual o antropólogo é o entrevistador, e um membro da comunidade observada é o entrevistado, resulta em uma transcrição de histórias de vida ou outras informações desejadas do membro da comunidade. Essas entrevistas podem variar em formalidade e assuntos, de conversas informais sobre escolas locais até entrevistas profundas sobre memórias de guerra. O antropólogo, então, usa as informações recolhidas para aprender sobre histórias e práticas culturais e para construir teorias sobre a comunidade.

Métodos de pesquisa usados na Antropologia
Entrevista pessoal (discussion dans un restaurant image by Francis Lempérière from Fotolia.com)

Pesquisa

A pesquisa, um meio mais abrangente de colher informações de uma comunidade, permite que o antropólogo receba muitas respostas de indivíduos em um grupo sobre o assunto que está pesquisando. Uma pesquisa pode ser distribuída em forma de pergunta e resposta ou múltipla escolha, e pode ser escrita ou falada, dependendo da comunidade observada. Ela não resulta na mesma discussão profunda e pessoal como uma entrevista, mas permite um número maior de respostas.

Métodos de pesquisa usados na Antropologia
Pesquisa (writing image by Anna Chelnokova from Fotolia.com)

Etnografia

A etnografia é um método de pesquisa e um relato transcrito desse método. A estratégia de etnografia pretende explicar e discutir a comunidade sob observação por meio da escrita. Essa escrita pode incluir um estudo qualitativo das genealogias de membros da comunidade, documentos históricos ou histórias da comunidade. Os relatos detalhados da vida cotidiana, dos marcos da comunidade, dos eventos culturais e questões socioculturais na comunidade observada permitem ao antropólogo refletir suas descobertas, assim como compartilhá-las com outros. A prática e a composição da etnologia procura juntar as relações entre cultura e comportamento.

Métodos de pesquisa usados na Antropologia
Etnografia (Books image by explicitly from Fotolia.com)