Métodos de recuperação para ouro e platina

Escrito por brian adler | Traduzido por leandro fox
Métodos de recuperação para ouro e platina

Ouro e platina podem ser extraídos a partir de computadores, catalisadores, materiais revestidos e muitos outros itens comuns

Ouro e platina estão entre as substâncias mais valiosas do mundo. Negociados diariamente nas principais bolsas de valores, seus valores, muitas vezes, se aproximam ou ultrapassam R$ 2.000 por 0,28 kg. O ouro é um exemplo antigo para joias e ornamentos. Platina, também, é uma base perfeita para diamantes e outras pedras preciosas. Os dois metais possuem muitos usos industriais e são componentes comuns em muitos aparelhos eletrônicos. Ouro e platina podem ser extraídos a partir de computadores, catalisadores, materiais revestidos e muitos outros itens comuns.

Outras pessoas estão lendo

Extraindo ouro

O ouro é usado extensivamente em componentes do computador. Placas de circuito e chips contêm o metal precioso. Apesar de PCs e laptops certamente conterem mais ouro, pedaços de placas de alta tecnologia são encontrados em tudo, de cafeteiras a carros. Segundo estimativas recentes, mais pedaços de ouro foram obtidos em um ano a partir de componentes eletrônicos do que em minas reais ou mineração. Ouro em aparelhos antigos ou obsoletos é só apenas inútil, como também é considerado perigoso pela Conservação de Recursos e Lei de Recuperação. Depósitos óbvios de ouro em itens tecnológicos e caseiros podem ser retirados independente do que os cerca. A maior parte do ouro, no entanto, é encontrada em camadas finas demais para ser removida facilmente por esse método. A solução CBX pode ser utilizada para extrair o ouro a partir das bordas, ou "dedos" de placas de computador. A CBX dissolve o material por trás do revestimento de ouro. A Solução StripFree é um electrólito com uma fonte externa de energia para remover camadas de ouro a partir de uma base de aço inoxidável. StripFree funciona da maneira oposta à de galvanização, em que a energia é utilizada para cobrir um objeto com ouro. Para ouro nos lugares difíceis de alcançar, um velho truque é água régia, a escolha dos artesãos antigos e medievais. Uma mistura de ácido clorídrico e ácido nítrico, que dissolve o ouro. O material de suporte de ouro é colocado no ácido e em seguida retirado com sulfato ferroso, ou sulfureto de ferro.

Coletando platina de conversores catalíticos

Enquanto ouro é comum em eletrônicos devido a sua capacidade superior de conduzir eletricidade, platina é um componente essencial de conversores catalíticos. Catalisadores de exaustão limpam o ar do escapamento automotivo de hidrocarbonetos tóxicos e monóxido de carbono. Um favo de platina revestido de cerâmica usa o calor do motor do carro para reter esses poluentes. Platina é um catalisador de uma reação química. A cada ano, a indústria automobilística nos Estados Unidos usa mais de 50.000 quilos de platina para produzir seus conversores catalíticos. Em contraste, a eletrônica usa apenas alguns milhares de quilos do metal precioso. O conversor catalítico típico contém um total de 1,5 gramas de platina e outros metais. A quantidade exata de platina varia de acordo com a fórmula utilizada. Como são pequenas quantidades, utilizar água régia é uma forma excelente de dissolver os sais de platina. Os sais de platina podem então ser posteriormente refinados para voltar a platina pura. Em outra técnica, o ácido sulfúrico dissolve o favo de cerâmica, deixando para trás a platina. A cerâmica pode também ser volatilizada ou transformada em gás ou líquido, processo que iria deixar para trás a platina. Recuperação de platina de catalisadores e componentes eletrônicos é um processo muito mais caro e difícil do que a recuperação do ouro.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media