Métodos saudáveis de fazer ovos

Escrito por grace covelli | Traduzido por juliana soares
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Métodos saudáveis de fazer ovos
O primeiro passo para cozinhar os ovos de forma saudável é descartar a gema (eggs image by Edsweb from Fotolia.com)

Ovos são uma excelente fonte de proteínas, mas a gema do ovo contém uma grande quantidade de colesterol. O colesterol ruim (LDL) pode contribuir para a criação de placas que bloqueiam as artérias, o que pode ser prejudicial para a saúde do seu coração. Como as claras não contêm colesterol, é recomendável usar somente essa parte dos ovos nas receitas. Descartar a gema é a primeira coisa que você deveria fazer se quiser cozinhar os ovos de forma saudável.

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Escaldado

Escaldar é uma forma de cozinhar um ovo quebrando sua casca e colocando-o em uma xícara para depois despejá-lo em uma panela com água quente, mas não fervente. Uma vez na água, o ovo deve ser cozido por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, é retirado com uma escumadeira e servido. A forma saudável de fazer um ovo escaldado é descartando a gema e cozinhando apenas a clara. Esses ovos podem ser servidos com torradas e uma colher de sopa de requeijão light ou fatias de tomate grelhadas.

Cozidos

Os ovos cozidos são feitos mergulhando os ovos em água quente (não fervente) com as cascas e cozinhando-os por um minuto ou dois, sendo que em seguida são reservados por cerca de 14 minutos ainda com a casca. A clara desses ovos é um prato muito saudável quando fatiada e misturada a uma salada. As claras também podem ser cortadas para uma salada somente de ovo. Faça um prato saudável misturando as claras com uma colher de sopa de maionese sem colesterol e uma colher de chá de mostarda. Sirva com fatias de pão integral.

Mexidos

As claras de ovos mexidas podem ser feitas de forma saudável cozinhando-as em azeite extra virgem com cebolas e aspargos. Refogue uma xícara de aspargos frescos e meia xícara de cebolas cortadas em uma colher de sopa de azeite extra virgem até que os aspargos fiquem macios e as cebolas transparentes. Quebre quatro ovos e use somente as claras, mexendo-as com um garfo. Coloque-as na panela mexendo à medida que os ovos cozinham para evitar que grudem. Cozinhe até que as claras não estejam mais úmidas. Tempere com pimenta do reino, se quiser, e sirva.

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