Metronidazol para gatos

Escrito por judy wolfe Google | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Metronidazol para gatos
Comprimidos de metronidazol (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O metronidazol é um medicamento com propriedades antibióticas e antiprotozoárias utilizadas para tratar infecções bacterianas, doenças inflamatórias do intestino e giardíase. Embora amplamente prescrito para os animais, não é oficialmente aprovado para uso veterinário.

O metronidazol destrói as bactérias interferindo em suas funções de DNA. Por ser eficaz apenas contra as bactérias que sobrevivem sem oxigênio, é geralmente combinado com outros antibióticos para tratar gatos que sofrem de múltiplas infecções. Para giardíase, no entanto, o metronidazol é eficaz individualmente.

Outras pessoas estão lendo

Uso do metronidazol em gatos

Além de tratar a giardíase, diz a veterinária Barbara Forney, o metronidazol pode matar Trichomonas, Entamoebas e infecções causadas pelo protozoário Balantidium. Por regular a resposta do sistema imunológico, o medicamento ajuda a aliviar doenças inflamatórias do intestino, especialmente quando combinado com corticosteroides.

Os corticosteroides e o metronidazol também são eficazes no combate à doença periodontal dos felinos (gengivite). O metronidazol em creme pode combater infecções de pele do seu gato.

Tipos de metronidazol

O metronidazol está disponível em suspensão líquida, comprimidos e creme tópico. No entanto, devido ao seu sabor extremamente amargo, o animal pode se recusar a tomar o comprimido.

Uma maneira de fazer com que os comprimidos de metronidazol tenham um gosto mais apelativo para seu gato é encomendá-los a partir de uma farmácia de manipulação, que pode prepará-los como comprimidos de sabor. Comprá-los de uma farmácia de manipulação irá permitir que a dose seja adaptada à recomendação de seu veterinário. Essas farmácias também podem preparar as suspensões líquidas e cremes.

Administrando o metronidazol

Como o metronidazol ainda não foi aprovado para uso veterinário, seus fabricantes não estabeleceram a dose ideal para gatos. Seu veterinário irá prescrever a dose dependendo do peso e condição de seu animal. Por padrão, utiliza-se 15 mg para cada quilo de peso do gato em intervalos de 12 horas.

Efeitos colaterais

Embora a maioria dos efeitos colaterais do metronidazol ocorra somente em doses extremamente altas, alguns animais tiveram reações adversas ao receber doses de 30 mg por quilo de peso corporal.

Os efeitos colaterais que requerem atenção veterinária incluem convulsões, fraqueza muscular e doenças hepáticas resultantes em icterícia (amarelamento) dos olhos, gengivas e pele. Os efeitos colaterais graves, segundo o Dr. Forney, geralmente aparecem após uma semana e 12 dias depois do seu gato ter tomado a medicação, e pode levar até duas semanas para desaparecer após a interrupção do tratamento.

Efeitos menos graves, que muitas vezes desaparecem sozinhos, incluem perda de apetite, vômitos e baixa contagem de glóbulos brancos no sangue. Se seu gato deixar de comer completamente ou continuar a vomitar com frequência durante o tratamento, pare de usar o metronidazol e procure seu veterinário.

Esse medicamento dará uma cor avermelhada à urina de seu gato, mas isso é normal e vai parar assim que ele completar o tratamento.

Precauções

Enquanto o metronidazol tem efeito comprovado no tratamento de diarreia relacionada à giardíase e eliminando os cistos infectantes que os gatos passam nas fezes, ele pode não matar todos os organismos. Remover a giardia do ambiente onde seu animal vive é a única maneira de evitar a re-infestação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível