Mais
×

Por que meus e-mails ficam na caixa de saída e não são enviados?

Atualizado em 23 março, 2017

Na maior parte dos casos, usar uma conta de e-mail é um processo sem manutenção. Após a conclusão da configuração inicial, as mensagens chegarão e sairão sem problemas. No entanto, pode acontecer dos e-mails formarem uma fila na caixa de saída e não serem enviados. Não importa que tipo de computador ou cliente de e-mail você use, as razões para a falha no envio são as mesmas em todas as plataformas e programas.

Um e-mail que não vai é frustante (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sem conexão com a internet

O problema mais comum que faz com que e-mails fiquem parados em sua caixa de saída é a falta de uma conexão com a internet. Ao abrir o navegador, você já perceberá isso. Verifique as conexões (com ou sem fio) para confirmar que tudo esteja dentro dos conformes. Outro problema que se enquadra nessa categoria é se conectar à rede sem fio errada. Verifique as configurações do Wi-Fi para ver se você está conectado à rede correta ou se ela está dentro do alcance.

Um cabo solto pode ser a causa do problema (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Configurações incorretas do servidor SMTP (Protocolo de transferência de correio simples)

Uma questão que assola os usuários de laptop muito mais do que os usuários de computadores de mesa é a questão do servidor SMTP incorreto (saída). A regra de ouro é que o seu servidor SMTP deve ser reconhecido pelo fornecedor de serviços de internet, ou ISP, no qual você está conectado no momento. Então, se você estiver conectado è sua operadora favorita, o servidor SMTP deve ser um dos servidores SMTP dela, mesmo que o seu e-mail seja de um provedor diferente. Há exceções: as configurações de SMTP do Gmail funcionam perfeitamente com a maioria dos ISPs. Em todos os casos, a configurações POP (entrada) do servidor nunca devem ser alteradas.

A configuração do SMTP deve ser feita em preferências do usuário (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Endereço inválido de e-mail

Um endereço de e-mail digitado incorretamente (se esquecer o ".com", por exemplo) será um empecilho para o envio. Mesmo que o e-mail seja para vários destinatários, um endereço inválido fará com que todos permaneçam como não enviados até que o endereço incorreto seja corrigido ou excluído da mensagem.

Anexos grandes

Um e-mail com um anexo grande também pode ficar em sua caixa de saída até que o problema seja resolvido. Cada ISP tem os seus próprios limites para o tamanho dos anexos que são permitidos para envio e recebimento, por isso, se você está anexando vários arquivos, poderá ter que zipá-los, enviá-los em vários e-mails ou ambos. Uma questão relacionada é ter muitos destinatários em um único e-mail. Semelhante ao tamanho dos anexos, cada ISP define um limite de quantos destinatários podem ser incluídos em uma mensagem. Se este for o problema, você terá que enviar várias cópias da mensagem, cada uma com uma parte da lista.

Apple Mail

O Apple Mail está incluso em todos os Macs com OS X e tem algumas peculiaridades estranhas que não existem em outros serviços de e-mail. Ele permite que você acesse sua conta off-line, o que significa que está desativado para todos os efeitos. Para solucionar isto, você tem que escolher a sua conta na coluna da esquerda e selecionar "Take All Accounts Online" (Colocar todas as contas on-line) no menu da caixa de correio no topo da tela.

Os usuários de Mac se queixam de que o Apple Mail deixa-os off-line em algumas ocasiões (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article