O que fazer para meus gatos pararem de lamber tecido?

Escrito por susan paretts Google | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer para meus gatos pararem de lamber tecido?
Gatos lambem tecido como parte de um tipo de comportamento compulsivo (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Seu gato pode lamber tecidos compulsivamente por conta de uma variedade de condições emocionais, comportamentais ou médicas. Embora esse hábito geralmente não seja perigoso, se o gato ingerir acidentalmente um item de tecido, ele pode provocar um bloqueio intestinal. Faça ele parar de lamber, morder, mastigar ou sugar itens de tecido da sua casa para prevenir danos ao itens ou a ingestão acidental pelo gato.

Outras pessoas estão lendo

Causas

A mudança para uma nova casa, a introdução de um novo animal ou a presença de gatos de rua podem estressar seu gato, fazendo com que ele lamba tecidos. Raças orientais, como os siameses ou burmeses, são mais propensos a esse comportamento (que incluem sucção de lã) que outros tipos de gatos, de acordo com o website PetEducation.com. Se você desmamar um gatinho muito cedo, antes das 6 semanas de vida, ele também pode começar a se comportar dessa maneira. Certas condições médicas, incluindo diabetes e anemia, podem levar o gato a lamber ou sugar tecidos. Leve-o ao veterinário para determinar uma causa médica para o comportamento.

Mudanças na dieta

Mudar a alimentação do gato para uma dieta de alimentos secos ricos em fibra e com baixo teor de gordura pode ajudar a interromper o comportamento de lamber tecidos. A fibra ajuda o gato a se sentir satisfeito por mais tempo, desencorajando as lambidas causadas por fome. Adicione 1 colher de sopa de abóbora enlatada à comida enlatada do seu gato ou misture-a com a ração para aumentar o consumo de fibras do animal e interromper o comportamento, recomenda a Dra. Debbie Horwitz do website Purina Cat Chow. Você também pode alimentá-lo com vagens, repolho, alface ou grama de cevada para que ele receba a quantidade de fibras exigida em sua dieta e para desencorajar o comportamento de lamber tecidos.

Enriquecimento ambiental

Lamber tecidos geralmente afeta os gatos que ficam dentro de casa, ambiente que não os estimula apropriadamente. Brinque com seu gato usando brinquedos interativos por 10 a 15 minutos todos os dias para mantê-lo ativo. Forneça brinquedos plásticos para mastigar, DVDs desenvolvidos para envolver gatos, um tanque de peixes coberto ou coloque um alimentador de pássaros no lado externo da janela favorita dele, recomenda a Sociedade Americana para a Prevenção de Crueldade Contra Animais. Alimente-o em uma bola de petiscos para que ele precise trabalhar para obter a comida e leve-o para passear no quintal com uma coleira.

Impedimentos

Se possível, coloque itens de tecido em gavetas para evitar que o gato os pegue. Para itens que você não conseguir guardar, como o estofamento de mobílias ou cortinas, borrife-os com um spray de sabor amargo para animais, encontrado em lojas de suprimentos. Peça para seu veterinário prescrever um medicamento para ansiedade, como clomiprimina, fluoxetina e amitriptilina para limitar o comportamento de lamber tecidos, recomenda o PetEducation.com. Recompense seu gato quando ele brincar com brinquedos em vez de lamber tecidos e, se você flagrá-lo fazendo isso, dê uma rápida borrifada de água para desencorajar o comportamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível