×
Loading ...

Por que meus olhos lacrimejam quando expostos ao frio e vento?

Atualizado em 23 março, 2017

As lágrimas são um sinal comum de tristeza ou alegria. Contudo, algumas vezes, elas vêm sem razão aparente. Uma dessas situações incomuns pode ser o lacrimejamento dos olhos quando expostos ao frio ou ao vento.

As lágrimas agem como lubrificantes para os olhos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Função

As lágrimas agem como lubrificantes para os olhos. No frio e no vento, os olhos secam; então, ás lágrimas aparecem para lubrificar esses olhos secos.

Loading...

Características

As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais localizadas nas pálpebras. Quando soltas, cobrem o olho, protegendo-o de sujeira, poeira e pólen, dentre outros agentes irritantes. As lágrimas são então drenadas pelos dutos lacrimais, e o excesso escorre pelo rosto.

Significância

O lacrimejamento excessivo dos olhos durante frio e vento -- mais do que apenas algumas lágrimas -- pode indicar um problema de ressecamento do olho que é piorado devido às condições climáticas. Lacrimejamentos involuntários que ocorram dentro de casa podem indicar alergias, infecções ou problema de ressecamento de olho.

Prevenção/Solução

Os médicos tratam do lacrimejamento excessivo determinando a causa por trás do ressecamento dos olhos. Eles também podem examinar se existe algum bloqueio nos dutos lacrimais que possa fazer com que os olhos deem vazão às lágrimas. Uma vez descoberto, o problema é facilmente tratado através do desbloqueio do duto.

Considerações

É normal que o vento e o frio afetem somente um olho. Consulte seu médico se o problema tornar-se mais do que algumas poucas lágrimas durante o inverno, ao ar livre.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...