×
Loading ...

Por que meus peixes estão mudando de cor?

Atualizado em 17 abril, 2017

Peixes de lagoa escuros como a carpa e o peixe-dourado podem mudar de cor com o tempo. Há várias razões para isso; entretanto, essa mudança é algo natural em peixes. Cores possíveis incluem preto, branco, vermelho e laranja. Algumas mudanças podem ocorrer devido à baixa qualidade da água ou doenças.

Carpas negras ou peixes de lagoa mudam de cor com o passar do tempo (Japanese koi carp image by Geoff Hobbs from Fotolia.com)

Genética

A mudança de cor é algo natural para a carpa e o peixe-dourado. Os pigmentos na pele e escamas do peixe se espalham e diminuem com o tempo, o que altera a coloração do animal. Conforme ele envelhece, as cores podem ficar mais claras, e eventualmente, brancas.

Loading...

Comida

Alimentos que realçam as cores dos peixes podem ser usados na lagoa. A comida contém vitaminas, tais como E e C, que podem mudar a cor dos peixes.

Qualidade da água

A falta de brilho em um peixe novo não é normal. O pH da água deve ser apropriado para o tipo de peixe na lagoa. Níveis de amônia e nitrato acumulados por causa de uma filtração imprópria podem levar a doenças e perda de cor. A água precisa ser trocada de forma regular para que os peixes permaneçam saudáveis.

Doenças

Se a cor de um peixe novo se enfraquecer, alimentos medicamentosos podem ajudar a acabar com parasitas ou infecções bacterianas. Peixes grudentos apresentam acúmulo de muco. Os parasitas farão com que os peixes se esfreguem em pedras, criando ferimentos e pontos brancos. Mudanças de cor que têm a aparência de tumores, cotão ou cabelo podem ser um sinal de infecção bacteriana.

Ferimentos

Peixes podem perder escamas devido ao atrito com alguns itens na lagoa. Eles secretarão um muco protetor no local do ferimento. A área pode se desprender ou mudar de pigmentação depois do trauma. Vários pontos brancos podem indicar arranhões para remover parasitas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...