Mais
×

Por que meus tomates-uva estão rachando antes de serem colhidos?

Atualizado em 22 julho, 2017

Os tomates-uva são uma variedade de tomate em miniatura. Eles muitas vezes crescem em uma planta como um arbusto, ao invés de vinhas. Da mesma forma, as plantas de tomate-uva tendem a definir todos os seus frutos ao mesmo tempo. O que causa a fissura no tomate-uva é similar ao que acontece em tomates de tamanho normal. O tipo do tomate, bem como as condições de crescimento, têm um forte efeito sobre os tomates rachados.

O tomate-uva pode rachar concêntrica ou radialmente (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Rachando

Há duas maneiras que os tomates-uva racharão enquanto ainda estiverem na videira. A primeira é um padrão concêntrico de divisão, onde ocorre a fissura na circunferência do tomate. O segundo tipo de divisão é radial, onde a fissura acontece desde o caule até embaixo. Ambos os tipos de separação podem ocorrer quando o tomate amadureceu na videira ou ainda está verde.

Tipo de tomate

Certos tipos de tomates-uva são mais resistentes à divisão enquanto ainda na videira. Outras variedades têm cascas que são menos elásticas, portanto, quando houver crescimento desigual na planta ou um surto de crescimento, sua casca não poderá lidar com a mudança repentina e rachará. Tipos híbridos do tomate-uva foram criados para serem mais resistentes à fissura.

Irrigação

Métodos irregulares de rega ou de irrigação podem levar à fissura de tomates-uva. A rega irregular provoca isso por causa do súbito afluxo de água no fruto. Na rega excessiva, a fruta não está acostumada com grandes infusões de água, então ela divide, já que a casaca do tomate é incapaz de segurar todo o líquido. A irrigação irregular também causará outros problemas para a planta de tomate-uva, incluindo murcha, amarelamento das folhas, podridão da flor e da raiz.

Controle

O controle da fissura de tomates pode ser feito através da compra de uma variedade de tomate que tenha sido cultivada para ser resistente à divisão ou rachadura. Um cronograma de irrigação regular também previne rachaduras. A rega regular moderada é melhor que a rega irregular e produz uma planta mais saudável no geral. O tomate-uva rachado pode ser usado contanto que a abertura não tenha sido infectada. Use os tomates rachados em molhos ou ensopados, em que sua forma irregular não será um problema.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article