Casa

Como fazer o micro ajuste das lentes

Escrito por ryan long | Traduzido por vinícius chaves
Como fazer o micro ajuste das lentes

Até mesmo lentes de boa qualidade podem precisar ser calibradas para corresponderem ao seu corpo de câmera afim de ter bons resultados

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Todas as lentes óticas e corpos de câmeras são construídos para um grau finito de tolerância focal. Isto significa que não será toda lente capaz de focar perfeitamente com qualquer corpo de câmera. No entanto, corpos de câmera modernos permitem ao usuário ajustar o foco de cada lente nova através de micro ajustes. Execute estes micro ajustes imediatamente quando você receber uma lente. Se executado corretamente, sua lente será capaz de focar perfeitamente e não vai precisar de mais ajustes. Se você tiver ajustado corretamente sua lente e o foco ainda estiver impreciso, você deve ter uma cópia ruim de lentes e precisará trocá-las.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Câmera DSLR
  • Tripé
  • Jornal
  • Marcador
  • Bloco de Notas
  • Computador

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Monte a nova lente em sua câmera DSLR. Localize a configuração de micro ajuste no banco de menu de sua câmera. Procure definições como "Ajuste de Foco Fino" e "Micro Ajuste." Certifique-se de que o ajuste de foco está ajustado para "0". Monte a câmera em um tripé.

  2. 2

    Espalhe o jornal sobre uma superfície plana, pelo menos 3 ou 4 metros de distância da frente da lente. Marque um ponto sobre o jornal com um "X", usando o marcador. Foque no centro do X usando a função auto-foco de sua câmera. Pressione o botão de liberar e tire uma foto.

  3. 3

    Volte as configurações de micro-ajuste em seu banco de menu e ajuste o número para +5. Foque no centro do X novamente usando o recurso de auto foco da câmera. Tire uma foto. Anote que esta foto foi tirada com um ajuste de foco de +5 em seu bloco de notas.

  4. 4

    Altere o número de micro ajuste para +10 e repita o passo anterior. Registre a configuração para a terceira fotografia no seu bloco de notas.

  5. 5

    Retorne para o item de micro ajuste do menu e defina o número de ajuste para -5 e repita os passos anteriores. Grave a configuração no seu bloco de notas. Redefina o número de ajuste para -10, foque no centro do X mais uma vez e tire uma foto. Grave a configuração no seu bloco de notas. Desligue sua câmera DSLR.

  6. 6

    Envie as fotos para o seu computador. Examine cada fotografia e determine em qual fotografia o foco está mais centrado no X do jornal. Se a foto entre +5 e +10 é o mais próximo ao centro, em seguida, continue a testar todos os valores de ajuste entre +5 e +10: +6, +7, +8 e +9.

  7. 7

    Envie as fotos para o seu computador e analise cada foto para determinar qual destas fotografias é a mais perfeitamente centrada no X. Este é o valor de ajuste que vai lhe dar o melhor foco com o seu corpo de câmera DSLR e sua combinação de lentes. Repita essas etapas para todas as outras lentes que exijam ajustes de foco. A maioria das DSLRs irão armazenar esses valores de ajuste para cada lente, então você não terá que entrar no valor de ajuste cada vez que você trocar de lentes.

Dicas & Advertências

  • Se você obtiver um corpo de câmera novo, então calibre corretamente cada uma de suas lentes novamente, usando os passos acima, pois cada corpo da câmera é feito para caber um determinado intervalo de tolerâncias. Onde um corpo de câmera precisa de micro ajustes na faixa positiva, outro pode precisar de maior ajuste na faixa negativa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media