O que é Micro Stuttering?

Escrito por scott knickelbine | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é Micro Stuttering?
O micro stuttering deixa o jogo muito ruim, mesmo em pleno poder de processamento (controller image by Thommi from Fotolia.com)

Se você comprou um jogo de computador que suporta várias placas de vídeo, mas alguns de seus jogos 3D favoritos estão sendo executados mais lentos do que antes, você provavelmente é vítima do "micro stuttering." Esse problema afeta jogos que usam múltiplas placas de vídeo, e felizmente você pode reduzi-lo ajustando a maneira como seu jogo roda em sua máquina.

Outras pessoas estão lendo

Ocorrência

O micro sttutering acontece quando a taxa de produção de frames de vídeo é dividida entre uma ou mais unidades de processamento gráfico (GPUs), usando um esquema de renderização chamado de quadros alternados, ou AFR. Em teoria, dois ou mais GPUs devem ser mais rápidos do que apenas um, quando se trata de rodar os frames. O problema surge na coordenação da produção entre as GPUs: é necessário que cada GPU termine o quadro o qual está trabalhando, porém apenas depois que o quadro anterior tenha sido concluído pela outra GPU. Se isso não ocorrer, o tempo entre os quadros que você visualizará na tela pode se tornar lento, mesmo que você tenha um equipamento potente e com grande capacidade de processamento. Na verdade, um software de verificação de vídeo apresentará dados de que você está visualizando, por exemplo, 60 quadros por segundo, enquanto o jogo aparenta estar rodando a 30 quadros por segundo.

Aparência

O micro stuttering fará o jogo rodar lentamente ou de forma irregular. O movimento pode se apresentar truncado por um segundo e, muitas vezes, os períodos de movimentos fluidos normais são alternados com períodos de stuttering. Cenas que colocam muita carga de trabalho sobre as GPUs, como aquelas com folhagem ou outras texturas naturalistas, podem levar a uma sequência em cadeia de micro stuttering.

Quais sistemas são afetados?

O micro stuttering tem sido visto em praticamente todos os sistemas de vídeo que utilizam mais de uma GPU para renderização de frames. Dois dos sistemas mais populares afetados são o NVIDIA SLI e o ATI Crossfire. Para usar essas soluções de vídeo, o computador precisa ter uma placa-mãe especial que é configurada para permitir o compartilhamento de dados entre as múltiplas GPUs.

Nem todos os jogos são afetados, e nem todos os que usam o sistema de múltiplas GPUs terão esse problema. Sistemas de vídeo de única GPU não são afetados.

Soluções alternativas possíveis

Inúmeras soluções alternativas foram desenvolvidas para o micro stuttering. Uma delas é simplesmente configurar o sistema para usar apenas uma das placas de vídeo - uma solução que vai eliminar definitivamente o problema, mas também irá prejudicar os benefícios de desempenho que você estava procurando quando você comprou o sistema. Outra maneira é configurar o seu jogo para ser executado em Split Frame Rendering ao invés do AFR. Essa solução elimina os problemas de micro stuttering, mas pode criar quebras das imagens no meio do quadro.

Uma terceira abordagem é configurar o jogo para rodar a uma taxa de quadros por segundo (FPS) que seja mais rápida que a velocidade em que seu monitor possa atualizar os quadros. Portanto, se seu monitor tem uma taxa de atualização de 60Hz, você deve definir o jogo para 70 ou 80 FPS. Desta forma, ao saturar o monitor, cria-se uma situação em que o stuttering não pode ser visto pelo monitor.

Frequentemente, a atualização dos drivers de vídeo também pode eliminar o problema em alguns jogos. Verifique com o fabricante da placa-mãe ou do sistema multi-GPU para ter certeza de que os drivers são os mais recentes.

Correções futuras

Algumas das placas de vídeo mais recentes têm reduzido, embora não eliminado, a questão do micro stuttering. Os desenvolvedores de jogos também estão mais experientes em criação de jogos para ambientes multi-GPU. Como a demanda por jogos 3D cada vez mais realistas continua a crescer, as plataformas multi-GPU de alto desempenho sem dúvida irão fazer um melhor trabalho e o micro stuttering se tornará raro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível