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Como usar o Microsoft Excel para calcular índices sazonais

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um índice sazonal é uma medida de variação do mesmo; uma mudança em uma variável, como lucros ou volume de vendas; que ocorre em base regular. Por exemplo, muitos fabricantes de brinquedos percebem um aumento nas vendas em feriados, como Natal e Dia das crianças. O índice permite ao pesquisador observar o que um conjunto de dados seria, caso tivesse o controle dessa variação. Os índices sazonais podem ser representados em um gráfico. O Microsoft Excel permite que você determine o índice citado. Depois de inserir todos os dados em uma planilha, é possível completar os seguintes passos para prosseguir com o índice do conjunto de dados.

Instruções

Os números do índice sazonal devem sempre totalizar 12 (chart background image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)
  1. Abra uma nova planilha na sua pasta de trabalho e digite um título na primeira linha. Na célula "A2", "Mês", e na "B2", "Média". Introduza os seus dados na coluna "A".

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  2. Digite ="AVERAGE(IF((MONTH(Date)=$A3)*(SlsRatio>0),SlsRatio))" na barra de fórmulas da célula "B3". Pressione "Enter", enquanto segura os botões "Ctrl" e "Shift", para inserir a fórmula.

  3. Copie a fórmula para o intervalo "B4":"B14", para determinar as médias para o resto dos meses do ano, inserindo "=SUM(B3:B14)" (sem aspas) na célula "B15". Se o total de "B15" não for exatamente 12, você deve digitar "=(12/$B$15)*B3" (sem aspas) na célula "C3". Em seguida, copie a fórmula anterior para o intervalo "C4":"C14".

  4. Copie a fórmula de SOMA "{ =SUM(B3:B14) }" (sem aspas) a partir da célula "B15" até a célula "C15". O total da coluna "C" agora deve ser 12. Rotule a coluna "C" selecionando o intervalo "C2":"C14", mantendo pressionadas as teclas "Ctrl", "Shift" e "F3". Verifique novamente se apenas a célula "C2" está selecionada, então pressione "OK".

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Referências

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