Mais
×

Como usar o Microsoft Access

O Microsoft Access, disponível para Windows e para usuários do sistema iOS, da Apple, é um sistema de banco de dados. O programa se popularizou entre especialistas e usuários comuns, por ter ferramentas que permitem a criação rápida de banco de dados. Com o Access, é possível, entre outras ações, realizar um cadastro de clientes, fazer o controle operacional e financeiro da sua empresa e efetuar o controle de pedidos. Trata-se de uma ferramenta útil também por grandes empresas, já que os dados produzidos no programa podem ser compartilhados por computadores conectados em rede.

Instruções

Com o Access, é possível criar um banco de dados digital (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Depois que o programa estiver devidamente instalado no seu computador, abra o Microsoft Access para começar a operar. Para criar um novo banco de dados utilizando as ferramentas do Microsoft Access, comece abrindo um novo arquivo. Clique em: "Arquivo" -- "Novo" -- "Meu Computador" -- "Banco de Dados", em branco.

  2. Então, clique em "OK". Aqui, será necessário dar um nome para seu banco de dados. Clique no botão "Criar".

  3. Em seguida, selecione a "Barra de Ferramentas", dentro do "Banco de Dados". Clique em "Novo" e em "Assistente de Tabelas". Agora você poderá criar o tipo de tabela que desejar. Nesta etapa, é indicado que já tenha uma boa ideia sobre o tipo de banco de dados desejado para conseguir selecionar formatos de tabelas e as quantidades de linhas e colunas.

  4. Para selecionar o formato da tabela, clique em "Formato" e indique a forma desejada. Aqui, também é possível criar relações entre as tabelas. Basta selecionar as colunas de uma tabela e arrastar para a tabela de destino. Quando isso acontecer, abrirá uma janela chamada "Criar relação". Clique em "OK".

  5. Para criar formulários, clique em "Formulários", na "Barra de Ferramentas". Clique em "Criar Formulários", escolha o leiaute de sua preferência, o estilo e, por fim, dê um nome para ele. Agora basta clicar em "OK" e o formulário será criado. Você está pronto para digitar os dados que desejar.

  6. Em vez de criar um "Banco de Dados" em branco, também é possível abrir alguns dos templates já disponíveis no Access. Essa é uma opção rápida e eficiente. Os templates disponíveis são atalhos para quem deseja criar "Bancos de Dados" simples. Para isso, clique em "Arquivo" -- "Novo" -- "Templates". Basta encontrar o modelo mais apropriado para suas necessidades. Clique em "OK". Depois de nomear o documento você já poderá inserir os dados e as informações desejados.

  7. Esses são os principais passos para trabalhar com o Microsoft Access. Com essas dicas, será possível dar os primeiros passos no programa. Sinta-se à vontade para experimentar novos comandos e funções. Se necessários, há muitas videoaulas e tutoriais pela internet.

Dicas

  • Não esqueça de salvar frequentemente seu arquivo, para evitar perdas indesejáveis. Se preferir, vá em "Configurações do Programa" para estabelecer um período para o autosave. Assim, durante o período estipulado, o programa armazena uma versão do documento.

O que você precisa

  • Computador
  • Microsoft Access
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article