Mais
×

Como os mictórios funcionam?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os mictórios consomem muita água — cerca de quatro litros por descarga. Dezessete por cento da água nos banheiros de edifícios públicos e comerciais é usada pela descarga dos urinóis, de acordo com um estudo publicado pela TriplePundit, uma companhia de direito ambiental, em 2005. Mas os equipamentos mais modernos não utilizam água. O estudo estima que cada mictório seco em um banheiro masculino pode economizar até R$ 300,00 por ano, sem representar um aumento dos custos com instalação e manutenção ou comprometer a conveniência e higiene.

Os mictórios secos podem economizar água (wc image by Gudellaphoto from Fotolia.com)

Como um mictório seco funciona?

Os mictórios secos utilizam uma camada em gel ou envernizada que repele a urina, de forma que ela é encaminhada para o ralo, de acordo com os autores do estudo da TriplePundit. No ralo, há um sifão contendo um fluído especial composto por álcoois e óleos minerais, que é mais leve que a urina. Ela flutua sobre o resíduo e é levada através do sifão, onde é drenada através de um encanamento convencional. O fluido supostamente neutraliza quaisquer odores provenientes da urina ou do encanamento.

Manutenção mínima

A manutenção é mínima, ainda de acordo com o estudo. Ela envolve limpar a superfície do mictório com um produto de limpeza comum sempre que precisar sanitizar o banheiro. O fluído e o sifão estão localizados em uma cápsula removível na base do urinol, que pode ser usada cerca de 7.000 vezes. A cada três meses, aproximadamente, dependendo do uso, a cápsula deve ser substituída. Alternativamente, algumas empresas utilizam uma cápsula reutilizável. Basta deixá-la de molho em um desinfetante, reabastecer o fluído e reinstalar a unidade.

Instalação

O estudo informa que os mictórios secos podem não ser úteis a qualquer situação. A instalação requer um encanamento abruptamente inclinado, de forma a drenar a urina contando apenas com a gravidade, o que pode reduzir as áreas onde essas unidades podem ser instaladas. A TriplePundit estima que a instalação leva cerca de duas horas. Mas como não é preciso acrescentar um reservatório de água, o procedimento pode demorar menos de 15 minutos se o encanamento e as estruturas já estiverem prontos.

Equipe de manutenção

Treinar a equipe de manutenção é essencial, conforme indica o estudo. A manutenção imprópria ou inadequada pode levar ao surgimento de odores e outros problemas de higiene relacionados. Por exemplo, produtos de limpeza alcalinos desintegram o fluído, liberando odores. Essas unidades devem ser limpas apenas com produtos neutros ou levemente ácidos. Não é indicado despejar grandes fluxos de água nos mictórios, uma vez que o fluido pode ser drenado rapidamente. Lavá-los com água dura — não filtrada e com alta concentração de minerais — pode causar depósitos cálcicos na superfície da unidade, que reterão os odores de urina.

.

.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article