Como saber se o meu milho doce está maduro?

Escrito por angela lafollette | Traduzido por rafael reis
Como saber se o meu milho doce está maduro?
O milho doce atinge a maturidade de 60 a 90 dias após o plantio (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A colheita do milho doce na época certa garante que ele tenha se desenvolvido e amadurecido. Ele deve ser colhido após alcançar o estado de leite, que é quando os grãos liberam um suco leitoso ao serem perfurados. Monitore-o de perto colhendo após o aparecimento da seda na espiga - o milho amadurece dentro de 15 a 20 dias no caule depois desse ponto. Depois de tê-lo colhido, estoque-o adequadamente para prevenir a perda de açúcar.

Instruções

  1. 1

    Examine a seda das espigas do milho. Nas espigas já maduras, elas ficam marrons e secas próximo da ponta.

  2. 2

    Descole cuidadosamente as cascas para expor os grão da ponta. Garanta que os grãos tenham preenchido toda a ponta da espiga; espigas verdes não têm grãos sucosos e cheios alcançando a ponta.

  3. 3

    Perfure um dos grãos com a sua unha. Examine o suco que escorre dele. O suco deve ser branco e leitoso, não claro.

  4. 4

    Segure a espiga de milho pela base quando ela estiver madura. Gire-a para baixo pela base para retirá-la do caule. Colha o milho doce pela manhã.

  5. 5

    Estoque o milho doce no refrigerador imediatamente após colher. A qualidade do milho cai rapidamente depois de colhido. Para um sabor melhor, conserve-o a 0ºC por não mais que quatro a 8 dias antes de consumir.

Dicas & Advertências

  • Sempre plante o milho doce longe de outros tipos de milho; eles podem polinizar-se, afetando a qualidade do fruto.
  • Proteja as espigas de milho que estejam quase prontas para a colheita contra insetos e pássaros cobrindo-as com sacos de papel.
  • Evite deixar o milho em temperatura ambiente por mais de 12 horas após a colheita, pois a partir daí ele começa a perder seu sabor.