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Mingau de aveia com figos e baunilha

Atualizado em 21 novembro, 2017

Chegou a temporada do figo e sabemos que essa fruta em particular é perfeita para quem quer reduzir o índice glicêmico do café da manhã ou mesmo na salada. Junto com baunilha e um pouco de xarope de bordo, esta receita de mingau de aveia adormecido é a melhor do verão. Para um café da manhã saudável [em inglês], você pode preparar um pote inteiro na noite anterior e comer imediatamente ao acordar. Você também pode levar na mochila de ginástica para fazer um lanche nutritivo pós-treino.

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E se não for época de figos? Sem problemas! Apenas substitua por sua fruta favorita ou banana. A baunilha servirá para dar mais sabor. Lembre-se de nos dizer qual é o seu sabor favorito de mingau de aveia adormecida no Instagram! Veja como preparar:

Assista ao passo a passo em vídeo

Ingredientes:

  • 2-3 figos
  • 1/4 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 1 xícara de leite de amêndoas sem açúcar
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • Xarope de bordo, a gosto
  • Pitada de canela
  • Quinoa inflada, para a cobertura

Instruções:

  1. Corte dois figos grandes e coloque em um pote.
  2. Adicione os ingredientes secos (aveia e sementes de chia), depois os líquidos (leite de amêndoa e extrato de baunilha).
  3. Acrescente xarope de bordo para dar mais sabor. É melhor não exagerar agora, pois você vai poder adicionar adoçantes mais tarde.
  4. Misture tudo com um garfo para que todas as sementes de chia e os sabores fiquem totalmente combinados. Depois, agite novamente!
  5. Deixe refrigerar durante a noite (mais indicado).
  6. Cubra com figo fresco cortado e quinoa inflada pela manhã.

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