×
Loading ...

Por que minha caixa elétrica está fazendo barulhos?

A eletricidade dentro de nossas casas é uma conveniência muitas vezes negligenciada. Usamos constantemente, mas nem sempre operamos a manutenção devida, prejudicando seu funcionamento e podendo causar sérios danos e ferimentos. O sistema elétrico dentro de uma residência oferece serviço elétrico regulado, destinado a uma série de circuitos da caixa elétrica principal ou painel. Qualquer ruído ou som vindo da caixa elétrica indica um mau funcionamento, que você deve corrigir imediatamente.

A eletricidade traz muitos benefícios, mas pode ser bem perigosa (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Inspeção

Realize uma inspeção na área em que você ouvir o barulho, de modo a verificar se é a caixa elétrica que está realmente fazendo o ruído. Transformadores perto de residências produzem um ruído alto, muitas vezes confundido com o painel elétrico ou quadro de energia dentro da residência. Vibrações nas paredes causadas por aparelhos como geladeira, máquina de lavar roupa ou aparelho de ar condicionado também podem produzir um zumbido baixo, semelhante a um problema elétrico. Se não tiver certeza da origem do som, realize uma inspeção completa de componentes elétricos na área.

Loading...

Disjuntores

Investigue os ruídos provenientes da caixa elétrica ou painel imediatamente. Ao desligar a energia, retire os disjuntores individuais e inspecione os contatos para verificar se há marcas de queimadura resultantes do contato indevido com o painel, pois essa conexão imprópria provoca uma baixa frequência elétrica, bem como um estalo em alguns casos. Remova a tampa do painel inteiramente para inspecionar a fiação interna: atente para conexões ou sinais de arcos soltos. Aperte todas as conexões com uma chave de fenda isolante.

Instalação elétrica

As tomadas podem, em algum momento, fazer ruídos devido a fios conectados insuficientemente dentro da caixa de junção. Ao desligar a energia, retire a tampa da tomada e desparafuse a estrutura para fora da caixa, inspecionando os fios com áreas pretas ou arqueados, o que indica calor. Fixe todas as conexões dos cabos com uma porca e envolva-as com fita isolante para garantir uma conexão firme. Você deve cobrir todos os fios desencapados com fita isolante para impedi-los de tocar uns nos outros ou em objetos de metal, causando um curto-circuito.

Cuidado

Não tente reparar o painel elétrico se você não tem o preparo adequado. Quando estiver trabalhando no painel, desligue o interruptor de alimentação principal, que corta a energia de todo o painel. Desligue o disjuntor designado para atender às tomadas elétricas e execute um teste ligando um dispositivo elétrico em qualquer delas. Se você ver fumaça ou faíscas elétricas provenientes de uma caixa elétrica, não tente desligar a energia: chame os bombeiros e deixe o prédio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...