Por que minha calopsita fica roendo a gaiola?

Escrito por kristi roddey | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que minha calopsita fica roendo a gaiola?
Calopsitas roem por instinto (Cockatiel Karma image by Kit from Fotolia.com)

Donos de calopsitas frequentemente notam que seus pássaros roem as gaiolas, brinquedos e galhos. Tanto calopsitas de estimação quanto animais que vivem na natureza exibem este comportamento. Não há por que se preocupar - seu querido pássaro está simplesmente seguindo seus instintos - mas saber por que ele faz isso pode ajudar você a mantê-lo seguro enquanto rói.

Outras pessoas estão lendo

Manutenção do bico

Os bicos das calopsitas são feitos especialmente para abrir sementes. Crescem rapidamente, como unhas, e algumas vezes tão rápido que o pássaro não consegue manter seu bico no tamanho ideal apenas através de sua alimentação regular de sementes.

Se a calopsita não puder deixar o bico em um formato adequado comendo, ela vai roer barras de gaiola, pedaços de madeira ou "ossos" de lula para diminuir seu tamanho. Se o bico de uma calopsita crescer demais, o pássaro não será capaz de quebrar sementes para obter os nutrientes do seu interior. Por isso, o comportamento de roer para manter o tamanho ideal do bico é muito importante.

Suplementação da dieta

Ossos de lula - aquelas estruturas rígidas e brancas que vemos penduradas na maioria das gaiolas de pássaros - não são úteis apenas para a manutenção do bico. Elas também são uma fonte importante de cálcio e fósforo.

Calopsitas podem roer galhos para ingerir os minerais da madeira. O instinto de um pássaro vai levá-lo a suplementos dietéticos eficazes, e o animal vai roer material não-comestível para obter a nutrição necessária ao seu desenvolvimento.

Marcação de território

Na natureza, animais marcam seu território defecando, arranhando ou aspergindo fluidos do corpo. Calopsitas mordiscam ou roem coisas quando alcançam a maturidade sexual. O mesmo acontece com calopsitas de estimação. De acordo com os especialistas do site Pet QnA:

"Seu comportamento natural sugere que, quando chega a época de reprodução, eles rasgam e mordiscam da mesma maneira que fariam na natureza na época de nidificação". Se sua calopsita de estimação se tornou destrutiva rasgando plantas e papel ou roendo excessivamente, pode ser que tenha alcançado a maturidade sexual.

Diminuição do tédio

Pássaros presos algumas vezes roem porque estão entediados. Pássaros são criaturas inteligentes, e o tédio pode ser um problema para os que vivem em cativeiro. Eles precisam de brinquedos apropriados para mantê-los relaxados e felizes.

Lojas especializadas em animais de estimação (pet shops) oferecem uma larga variedade de brinquedos para pássaros em gaiolas, mas calopsitas também gostam de itens domésticos, como sabugos de milho, brinquedos de borracha para cães, rolos internos de toalhas de papel e galhos com folhas. Manter sua calopsita entretida pode evitar que ela destrua outros materiais quando rói.

Forneça materiais que ela possa roer

Calopsitas roem por várias razões. Como dono de uma, você deve fornecer um ambiente seguro para que ela faça isso.

A gaiola deve ter uma tinta que não lasque. Se o pássaro consumir tinta, pode morrer por intoxicação. E você não deve envolver as barras da gaiola com lixa, pois o material não oferece fricção adequada para ajudar na manutenção do bico, e pode representar um perigo para a saúde do pássaro. Evite também qualquer material com extremidades afiadas, que podem cortar o animal. Se você trouxer galhos e ramos do exterior para seu pássaro, lave-os antes de colocar na gaiola, e certifique-se de que o galho escolhido é seguro. A Fundação da Calopsita afirma que as madeiras de eucalipto, macieira, salgueiro, bordo e faia são boas escolhas. Evite cerejeira, porque é tóxica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível