Minha conta no Hotmail está mandando e-mails para todos os meus contatos

Escrito por clare edwards | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Minha conta no Hotmail está mandando e-mails para todos os meus contatos
Criminosos da internet podem roubar a senha de seu Hotmail (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Se sua conta do Hotmail está enviando e-mails para sua lista de contatos sem seu conhecimento, sua conta pode ter sido acessada por um criminoso da internet. Você pode ter um malware, como um keylogger, instalado em seu computador ou pode ter sido induzido a dar sua senha. Você pode seguir estes passos para reccuperar o controle da sua conta Hotmail e prevenir que esta - e outras contas online - fiquem comprometidas.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas de conta comprometida

Sua conta do Hotmail pode ter sido comprometida se as pessoas em sua lista de contatos recebem spams ou mensagens fraudulentas de seu endereço. Isto também pode acontecer se seu endereço de e-mail for copiado para que mensagens de outro remetente pareçam ser enviadas por você. Mas se muitos contatos forem afetados, é mais provável que sua conta tenha sido hackeada. Outros sinais de acesso não-autorizado incluem e-mails e contatos sendo deletados, sua assinatura de e-mail sendo colocada como uma mensagem de spam, sua auto-resposta também sendo um spam e sua lixeira ser colocada como "Exclusivo", prevenindo-o de receber novas mensagens. Sua senha pode ter sido alterada pelo culpado. O acesso à sua conta de Hotmail pode ter sido bloqueado pelo Hotmail como uma medida de precaução.

Ataques de spyware

Um jeito que os hackers usam para roubar sua senha do Hotmail é infectando seu computador com spyware. Spyware é um código malicioso que pode roubar seus dados e enviá-los para criminosos. Alguns spywares podem vasculhar seus aquivos para achar as senhas, como uma senha guardada em um arquivo de texto, ou outras informações. Outra variante é o keylogger, um código que pode gravar o que você digitar. Quando você digita seus dados de acesso e senha do Hotmail, o keylogger grava as tecladas e as envia ao hacker.

Ataques aos dicionários do Hotmail

Outro modo que os hackers encontram para obter sua senha é através de um ataque de dicionário. Ele usa um programa que automaticamente testa listas de palavras, nomes e datas de nascimento comuns como senhas possíveis para sua conta de Hotmail. O Hotmail usa o sistema CAPTCHA - textos distorcidos que pessoas podem ler, mas máquinas geralmente não podem - para bloquear este tipo de ataque, mas os criminosos podem usar uma tecnologia de reconhecimento de texto avançada ou empregar caçadores de CAPTCHA - pessoas que leem as mensagens de CAPTCHA. Este tipo de ataque pode ser conduzido remotamente, então não existe malware para ser detectado em seu computador.

Ataques de phishing ao Hotmail

Ataques de phishing usam mensagens enviadas na sua conta de Hotmail que parecem ter sido enviadas pelo próprio Hotmail. Eles tipicamente lhe dizem que sua conta está em risco se não fizer login ou não responder ao e-mail com sua senha. O Hotmail nunca lhe pede para enviar sua senha. Se clicar no suposto link de login, você será levado a um site de phishing que se parece com a página de login, mas controlada por criminosos. Se colocar seu login e senha do Hotmail neste site, os falsários poderão usar esta informação para entrar em sua conta.

Protegendo sua conta

Você pode proteger sua conta deste tipo de ataque escolhendo uma senha forte que contenha letras e números. Evite senhas óbvias, como "12345" ou seu nome e data de nascimento. Fique atento aos e-mails de phishing. Proteja seu computador de infestações de spyware instalando um anti-vírus, usando-o e atualizando-o regularmente. Mantenha seus avisos de segurança atualizados e sempre os responda; isto ajuda você a recuperar sua conta se tiver perdido o acesso. Inscreva-se no programa Trusted PC do Hotmail para obter acesso de seu computador de casa. Você também pode colocar um número de celular para que o Hotmail confirme sua identidade.

Se sua conta tiver sido hackeada

Se ainda puder entrar em sua conta, troque imediatamente de senha. Conserte qualquer mudança em suas configurações que o hacker tenha feito, como sua assinatura e a direção de seus e-mails de spam. Se não puder entrar em sua conta, anule sua senha. Se ainda tiver problemas, você pode entrar em contato com o SAC da Windows Live. Abra um programa anti-vírus e anti-spyware para verificar seu computador em busca de malware.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível