Minha geladeira está vazando por dentro na parte frontal de cima

Escrito por april sanders | Traduzido por nathalia dias de moura
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Minha geladeira está vazando por dentro na parte frontal de cima
Um bloqueio no tubo de drenagem pode causar vazamentos no seu refrigerador (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Um vazamento na parte interna de uma geladeira, perto do teto, normalmente indica um problema com o tubo de drenagem, de acordo com o site da Repair Clinic. Quando este tubo estiver entupido, a água que pinga das bobinas de descongelamento do evaporador retorna e vaza no congelador, onde se congela e causa o acúmulo de condensação no teto da geladeira. Em alguns casos, a água pode vazar diretamente para a parte interna da geladeira.

Outras pessoas estão lendo

Bobinas do evaporador

Para entender de onde vem o vazamento, primeiro é importante entender como sua geladeira funciona. As bobinas do evaporador estão localizadas no congelador, atrás do painel traseiro. Um líquido refrigerador é bombeado para elas pelo compressor, que está localizado na parte traseira da geladeira, na maioria dos modelos. Quando o líquido refrigerador chega até as bobinas do evaporador, ele é transformado em gás - um processo que gera temperaturas frias, causando um resfriamento na superfície. Uma ventoinha próxima sopra ar sobre elas. O ar se torna frio e circula pelo congelador e pela geladeira, mantendo a comida gelada.

Congelamento e gelo

Com o tempo, congelamento e gelo são formados na superfície das bobinas do evaporador. Por esta razão, as atuais geladeiras possuem um sistema de descongelamento automático, que se inicia a cada 8 horas. Um temporizador aciona um aquecedor localizado abaixo das bobinas do evaporador. O compressor desliga e o aquecedor lentamente aquece as bobinas, derretendo o gelo e o congelamento. A água resultante pinga em uma panela localizada sob as bobinas.

Vazamentos

Idealmente, a água pingando das bobinas do evaporador escorre da bandeja por uma mangueira até a parte inferior da geladeira, onde é recolhida em outra bandeja e evapora com a ajuda de um pouco de ar quente produzido pelo compressor. Às vezes, no entanto, a mangueira de drenagem ou mesmo a bandeja ficam bloqueadas - normalmente com gelo. Neste caso, a água não pode escorrer e retorna para dentro do congelador ou da geladeira, causando o vazamento. O local de vazamento depende de onde estiver localizado o bloqueio na drenagem.

Consertando o vazamento

Como o local de obstrução pode variar - alguns lugares são de mais fácil acesso do que outros - é melhor ter o problema diagnosticado e reparado por um profissional. Ainda, você pode checar e verificar se a obstrução está em uma área facilmente acessível. Se estiver, pode ser que você consiga repará-la sozinho. Se for possível fazê-lo, remova o painel traseiro do seu congelador e verifique a bandeja de água localizada sob as bobinas do evaporador. Se a bandeja estiver cheia de água congelada, simplesmente remova-a e descongele-a. Após removê-la, você pode verificar também a mangueira de drenagem, para verificar se há gelo bloqueando-a. Uma pipeta de molho cheia de água quente pode descongelar o bloco de gelo. Se você não puder ver o entupimento imediatamente, chame um profissional.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível