×
Loading ...

Minha orquídea Phalaenopsis não tem folhas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As orquídeas Phalaenopsis, também conhecidas como orquídeas-mariposa, são nativas da Ásia e têm muitas cores do arco-íris. Produzem longas folhas verde-escuras e brilhantes ao longo de uma grossa haste, logo acima das raízes. Embora as folhas inferiores se tornem naturalmente amarelas e caiam depois de realizado o seu trabalho, as folhas novas devem permanecer.

As folhas velhas das orquídeas Phalaenopsis caem após serem produzidas as novas (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

Problemas de doença

Muitas doenças provocam a queda das orquídeas Phalaenopsis. Na maioria das doenças, porém, as folhas exibirão manchas, descoloração e deformação antes de caírem. As folhas saudáveis geralmente não caem em resposta à doença. Caso suspeite de doença, as folhas caídas devem ser levadas a um especialista em orquídeas ou a um serviço de extensão universitária para descobrir se a planta ainda pode ser salva ou se deve ser destruída para impedir a disseminação.

Loading...

Problemsa culturais

Embora as orquídeas Phalaenopsis não vicejem bem sob plena exposição solar, ainda assim precisam de iluminação brilhante. Sob pouca luz, suas folhas podem cair e a planta não se recuperará até obter luz suficiente, ou talvez nem se recupere. A irrigação excessiva ou o plantio com retenção de muita água na maioria das raízes especializadas das orquídeas, provocará murchidão e queda de suas folhas, isto se a doença radicular não afetar primeiro a planta. A Phalaenopsis precisa de muita umidade e poderá perder as folhas em ar muito seco.

Soluções

Depois da queda das folhas, pode não haver uma maneira de salvar a planta. Corrija os problemas de cultivo, como pouca iluminação ou excessiva umidade, e troque a orquídea de vaso, se necessário. Caso se recuperem, as orquídeas Phalaenopsis produzirão folhas novas mais acima do local onde cresciam as folhas anteriores. Se todas as raízes estiverem saudáveis, poderá cortar a porção superior da planta e descartá-la. O coto pode produzir pequenos clones, ou keikis, se as raízes tiverem energia suficiente armazenada e se forem tratados os problemas de cultivo e doença.

Considerações

As orquídeas Phalaenopsis sem folhas não devem ser compradas. Evite plantas com folhas superiores descoloridas ou com necrose e aparecimento de manchas fatais sobre elas. Se vendidas ou liberadas sem folhas, devem ser devolvidas. As folhas inferiores velhas caem naturalmente depois que a planta não precisa mais delas, porém as superiores permanecem. Se caírem rapidamente enquanto estiverem sob seus cuidados, uma rápida mudança de ambiente poderá ser a causa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...