Minha TV de LCD tem linhas verticais coloridas em metade da tela

Escrito por james wright | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Minha TV de LCD tem linhas verticais coloridas em metade da tela
Saiba o que fazer se a sua TV de LCD apresentar problemas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

TVs de LCD são um avanço em relação aos antigos monitores de tubo: elas usam bem menos energia, e as telas são mais fáceis de manipular por causa da flexibilidade dos cristais. Se você estiver vendo linhas verticais sobre partes da sua tela que o impedem de ver a imagem, isto é muitas vezes um resultado de hardware interno defeituoso, cabos soltos ou uma tela quebrada.

Outras pessoas estão lendo

Potenciais causas de hardware

Para que um monitor de LCD funcione corretamente, as cores vermelha, verde e azul precisam saber onde devem se posicionar na tela para formar uma imagem. Cada ponto em um painel de LCD tem um endereço horizontal e vertical para as três cores; se houver várias linhas verticais na sua tela, significa que o endereço horizontal não está funcionando corretamente ou que as colunas não estão respondendo adequadamente. Isto pode ser um sinal de uma fita solta ou desconectada, responsável pelo transporte de dados da placa principal para o painel de LCD. Se uma fita estiver solta, provavelmente deve ser a que conecta a placa ao painel frontal.

Placa t-con

A placa t-con numa TV de LCD atua como uma ponte entre o painel de LCD em si e a placa principal. Se houver algo de errado com a placa t-con, a tela pode apresentar defeitos. Falhas nas placas t-con são uma causa comum de problemas em TVs de LCD; então, se você se sentir confortável consertando sua TV, peças de reposição para o modelo dela podem muitas vezes ser encontradas online. A placa em si é encontrada, na maior parte das vezes, na área superior central da parte de trás da TV, frequentemente coberta por um painel de alumínio. Trocar esta peça pode ser um desafio. Logo, se você não se sentir confortável mexendo na sua TV, consulte o fabricante para obter assistência e possíveis reparos.

Cabo ou fita solta

Se estiverem soltos, os cabos e fitas que conectam o painel de LCD à placa principal podem causar perturbações na imagem. A placa principal de uma TV de LCD é, na maior parte das vezes, encontrada na parte de trás do aparelho, no topo e no centro. A placa principal abriga a placa t-con e os cabos de conexão com o painel de LCD, então, se qualquer destas partes estiver solta ou defeituosa, podem acontecer distorções em partes da tela ou nela toda. Certifique-se de que todos os cabos estejam plugados firmemente; você também pode tentar desconectá-los e reconectá-los para ter certeza de que estão funcionando corretamente.

Monitor de LCD com defeito

Qualquer dano ao próprio painel de LCD pode causar distorções. Se este for o caso, trocar as peças não vai ajudar: a própria tela terá que ser trocada. Se houver qualquer dano, o monitor pode ter vindo com defeito desde o começo ou pode ter sido danificado se a TV tiver sido derrubada ou atingida por outro objeto. O jeito mais fácil de trocar a tela é deixar que o fabricante a substitua ou a conserte, mas isto geralmente só pode ser feito se sua TV ainda estiver sob garantia. Em muitos casos, vale mais à pena simplesmente comprar uma TV nova, já que telas de reposição podem ser muito caras.

Considerações

Se você não se sentir confortável mexendo na sua TV para substituir peças ou até checar a estrutura por dentro, o fabricante do aparelho pode fornecer reparos e/ou substituições se a sua TV ainda estiver sob garantia. A menos que você tenha experiência no trabalho com aparelhos semelhantes, deixe que um técnico qualificado a avalie. Até se você se sentir confortável para desmontá-la, certifique-se de que fazê-lo não vai invalidar a garantia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível