Por que minha visão está prejudicada dois meses depois da cirurgia de catarata?

Escrito por davidg | Traduzido por ricardo schweitzer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que minha visão está prejudicada dois meses depois da cirurgia de catarata?
A catarata é uma das maiores responsáveis mundiais por cegueira (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A catarata é a maior causadora mundial de casos de cegueira que poderiam ter sido prevenidos, e a cirurgia de tratamento também é uma das líderes mundiais em execução e sucesso ao redor do mundo. Apesar de normalmente os resultados serem satisfatórios, alguns pacientes podem sentir uma piora de visão depois do procedimento.

Outras pessoas estão lendo

Inchaço

O inchaço provavelmente é o sintoma mais comum em pacientes com problemas de visão pós-operatórios, e pode ocorrer na córnea ou na retina. Pacientes também podem possuir uma pré-disposição ao inchaço pós-operatório quando carregam condições como distropia endotelial de Fuch ou retinopatia diabética. O inchaço da córnea normalmente diminui rapidamente, mas quando ele ocorre na retina, uma série de tratamentos com lasers e injeções pode ser necessária.

Inflamação

Muitos pacientes são sujeitos à inflamação excessiva depois da cirurgia de catarata devido a condições médicas pré-existentes. Cirurgias de catarata complicadas possuem um risco maior de inflamação pós-operatória. Uma inflamação duradoura pode levar a inchaço da córnea ou retina e cicatrizes intraoculares.

Visão embaçada

Ocasionalmente, um paciente pode falar que sua visão estava perfeita depois da cirurgia, mas decaiu com o tempo depois de alguns meses, como se existisse uma camada plástica sobre seus olhos. Um exame pode revelar uma pequena distorção na cápsula posterior do cristalino, chamada de catarata secundária ou opacificação da cápsula posterior. Sua incidência diminuiu de forma dramática com a melhora nas técnicas de remoção da catarata e do material de implante das lentes. O tratamento pode ser feito com um laser de dois a três meses depois da cirurgia, normalmente no consultório médico.

Problemas intraoperatórios

Antes da cirurgia, seu médico pode discutir os riscos, benefícios e alternativas. As complicações podem variar desde pequenos vazamentos na incisão até sintomas mais graves como hemorragia (dentro, ao redor e atrás do olho), ruptura capsular, deslocamento do cristalino e da retina. O implante é posicionado no olho e calculado de acordo com uma prescrição pré-determinada, então o risco de erro de cálculo ou posicionamento também existe.

Infecção

Uma das grandes preocupações com qualquer mudança na visão depois da cirurgia de catarata é a endoftalmite, uma infecção severa do olho. Sintomas incluem dor, sensibilidade à luz, manchas na visão, vermelhidão e perda significativa da visão. Isso pode ocorrer de forma aguda depois da cirurgia (dentro de uma semana) ou como uma condição crônica (depois de quatro semanas). Isso é uma condição emergencial e exige avaliação e tratamentos imediatos. Seu oftalmologista lhe dará medicações através de gotas ou injeções e, se a perda da visão for grave, a cirurgia imediata poderá ser necessária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível