×
Loading ...

Como dizer se minhas calopsitas estão acasalando

Atualizado em 24 março, 2017

Calopsitas são periquitos australianos atraentes. Sob condições naturais, o acasalamento normalmente acontece na primavera, mas calopsitas criadas em cativeiro podem acasalar o ano inteiro. Dois animais que acabaram de se conhecer podem não despertar a atenção do parceiro imediatamente, mas começarão eventualmente a comer e ficar juntos e podem se alisar.

Instruções

Calopsitas precisam estar saudáveis e na idade adulta antes de acasalar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. :Escolha um casal saudável de calopsitas para a reprodução.

    Loading...
  2. Certifique-se de que os dois pássaros não têm qualquer parentesco próximo. Cruzar calopsitas da mesma linhagem pode causar deformações e problemas de saúde na cria, incluindo bicos desalinhados e dedos deformados.

  3. Certifique-se de que os dois estão bem nutridos. Calopsitas destinadas à reprodução devem comer a ração especial por três meses antes do acasalamento.

  4. Certifique-se de que os dois pássaros têm pelo menos 18 meses de idade. Machos mais novos tendem a ser inférteis e fêmeas mais jovens podem sofrer complicações, como dificuldade de pôr os ovos. Cruzá-los ainda jovens consome os nutrientes que eles precisam para crescer até a idade adulta. Os filhotes de pais jovens frequentemente sofrem de problemas de saúde.

  5. Leve as calopsitas ao veterinário para um check up antes da reprodução. Peça para ele ver se os pássaros possuem alguma deficiência de nutrientes ou infecções subclínicas.

  6. Coloque as calopsitas em uma gaiola separada e coloque uma caixa para pôr ovos medindo 23 por 28 por 30 cm. A abertura deve ter um diâmetro de 6 cm.

  7. Observe atentamente o casal. O macho possui rosto amarelado e nenhuma listra na cauda.

  8. Observe o comportamento das calopsitas. O macho canta bastante, tende a abrir as asas, ficar na ponta dos pés e mexer a cabeça. O macho também faz estalos com o bico repetitivamente na caixa para pôr ovos e vai olhar bastante para a caixa ou tentar entrar nela.

  9. Veja se a fêmea aceita os avanços do macho. Se esse for o caso, ela vai abaixar a cabeça e levantar a cauda.

  10. Observe o acasalamento. O macho vai subir na fêmea, montando das costas para o lado. Ele vai curvar sua cauda para dentro da fêmea e encaixar sua abertura na dela. O macho vai esfregar sua abertura na da fêmea e mexer sua cauda de um lado para o outro.

  11. Espere a copulação terminar. O macho vai acariciar a fêmea e vai continuar a cantar enquanto copula. A fêmea vai produzir alguns murmúrios durante a copulação.

Loading...

O que você precisa

  • Um casal de calopsitas saudáveis, com pelo menos 18 meses de idade
  • Veterinário
  • Gaiola de reprodução
  • Caixa para pôr ovos
  • Ração especial para pássaros em reprodução

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...