×
Loading ...

Por que minhas costas doem quando eu corro?

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem várias razões pelas quais suas costas podem doer após terminar uma corrida. O desafio é identificar o problema dentro de todas as possíveis causas, pois a dor nas costas pode ser muito misteriosa, apesar de ser tão comum. Correr é ótimo, mas esta atividade divertida e barata requer um pouco de informação, treinamento e preparação antes dos seus pés sequer tocarem a estrada.

É preciso saber algumas coisas antes de correr (Image by Flickr.com, courtesy of Celso FLORES)

Fortalecimento da parte central do corpo

A parte central de seu corpo é uma parte muito importante da corrida, pois ela abriga muitos grandes músculos, além de seu coração; sendo que todos eles trabalham muito para mantê-lo se movendo e impulsionando-se para frente. Amortecer o núcleo de seu corpo, principalmente as costas e o abdômen, com músculos é uma boa maneira de evitar a dor.

Loading...

Alinhamento espinhal

Mantenha seu abdômen em uma posição linear, de forma que não curve demais a parte inferior da coluna. Tente correr com os braços e ombros relaxados e esticando seu torso o máximo possível, além de manter as costas eretas.

Tênis

Se você for um corredor, a primeira coisa que precisa aceitar é que deve cuidar bem dos seus pés. Comprar novos calçados para correr não é, de forma alguma, um exagero; é uma necessidade e um investimento em sua saúde futura. A quebra da palmilha geralmente ocorre após correr por volta de 800 km.

Alongamento

Às vezes, ao se exercitar, as pessoas esquecem de um fator essencial para o sucesso: o alongamento. As costas sofrem muita tensão ao correr, e uma maneira de evitar isso é com um alongamento adequado.

Descanso e recuperação

Às vezes, o problema pode ser simplesmente o excesso de esforço. Talvez você tenha aumentado o percurso rápido demais ou corrido muitos dias seguidos, sem dar tempo para o seu corpo se recuperar. Às vezes, ocorre um estiramento muscular; então, essa é a hora de dar ao seu corpo o tempo que ele precisa para se recuperar.

Visita ao médico

Se você já tentou de tudo, pode ser preciso buscar ajuda de um médico para solucionar o mistério. Determinar o problema o mais rápido possível é sempre a melhor atitude a se tomar.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...