Por que minhas rodas dianteiras fazem tanto barulho quando eu ando de carro?

O som do barulho dá algumas dicas da causa

roundabout image by Einar Bog from Fotolia.com

As causas do barulho nas rodas dianteiras podem não ser óbvias, mas você pode restringir a uma ou duas, dando uma de detetive. Preste atenção nas condições do ambiente em que você anda. Um barulho constante em qualquer lugar que você dirige tem uma causa diferente de um barulho que aparece só as vezes. Geralmente, é mais fácil descobrir a causa dos barulhos constantes em seu carro.

O barulho aparece quando se faz curvas

Se as rodas dianteiras do seu carro rangem quando você faz curvas fechadas, como em uma garagem de estacionamento, comece a identificar o problema verificando a pressão nos pneus. Pneus murchos são a principal causa desse tipo de barulho. Veja no manual do seu carro qual deve ser a pressão correta para os pneus, e então, trate de inflá-los.

Um chiado constante e agudo

Muitos carros são equipados com um dispositivo sonoro chamado "Indicador de desgaste" que está nas pastilhas de freio dianteiras. Quando as pastilhas se desgastam a um certo ponto, o indicador encosta levemente no rotor do freio, causando um chiado bem agudo em qualquer lugar que o carro ande. O barulho causado pelo indicador deve parar quando você acionar os freios, mas devem retornar quase que imediatamente depois.

O barulho é constante e baixo

Desalinhamento da extremidade dianteira pode causar esse barulho por conta do desgaste dos pneus dianteiros. Geralmente, essa situação é causada por desgaste nos componentes ou danos após batidas. O barulho causado deve ser um pouco mais baixo que aquele causado pelo indicador de desgaste. O carro provavelmente vai se inclinar para um lado ou perder a direção enquanto você dirige. Verifique se os pneus dianteiros estão com um desgaste irregular, especialmente nas extremidades, isso é importante pois tal desgaste pode ser muito perigoso.

O barulho é suave e não é constante

Uma causa comum para esse tipo de barulho é se a calota das rodas dianteiras estiver solta. Enquanto você dirige, a calota se move sem acompanhar a roda, produzindo ou não um chiado. Geralmente, esses barulhos são suaves, intermitentes e agudos. Remova a calota e ande com o carro. Se o barulho parar, o problema está na calota.

Outras causas

Vários barulhos podem parecer vir das rodas dianteiras mas, na verdade, não vêm. Em carros velhos, se a placa de apoio dos freios estiver enferrujada ou amassada, ela pode encostar no rotor dos freios, e assim como um indicador de desgaste, causar um barulho bem agudo. Novamente esse barulho vai ocorrer apenas quando o carro estiver em movimento. Porém, diferente do indicador de desgaste, o som vai persistir mesmo com os freios acionados. Raramente, uma pequena pedra pode estar presa entre a placa de apoio e o rotor e causar o mesmo som.

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