on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Por que as minhocas são atraídas para a água?

Atualizado em 17 abril, 2017

Existem mais de 1.800 tipos de minhocas. Talvez você já tenha visto algumas delas em sua piscina ou no seu gramado depois de uma chuva forte. Isso talvez leve à conclusão natural de que as minhocas são atraídas para a água. No entanto, este não é o caso. Embora sejam atraídas para a água para manterem suas funções corporais saudáveis, elas foram parar na piscina ou no gramado por outros motivos.

As minhocas são membros da família Phylum Annelida (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Ciclo de vida

A água é vital para o ciclo de vida de uma minhoca. Se não se manter úmida, ela se enrolará formando uma bola compacta ao ficar desidratada. Isso é para evitar que mais água evapore da sua pele, ou quando as condições ficarem muito secas. O ciclo de vida de uma minhoca envolve o consumo de matéria orgânica para obter água e outros nutrientes. Ela respira pela pele, conhecida como cutícula, e que precisa ser mantida úmida para absorver oxigênio e excretar gás carbônico.

Loading...

Tempestades e chuvas fortes

Uma tempestade ou chuva forte pode saturar facilmente o solo, fazendo com que ele fique úmido demais e encharcado de água. Isso faz com que a minhoca fique sem oxigênio e vá para a superfície em busca de refúgio. Neste exemplo, você talvez veja várias minhocas em seu gramado. Elas não estão sendo atraídas pela água -- estão tentando não se afogar e obter mais oxigênio, que é retirado do solo pela água. Em alguns casos, as minhocas são vistas em piscinas, porque caem acidentalmente.

Sobrevivência da minhoca

As minhocas podem sobreviver apenas em uma área com pelo menos 40% de conteúdo úmido, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Colorado. No entanto, ela é atraída para locais inundados, de modo que possa respirar corretamente. Sem essa umidade, as minhocas não conseguem acasalar. Acima do solo, o acasalamento pode levar até três horas, mas a área deve estar molhada de modo que as minhocas não sequem.

Benefícios das minhocas

É importante manter a umidade e a temperatura do solo para as minhocas, possibilitando que sejam atraídas para uma área específica. Uma minhoca é um fertilizante natural do solo. À medida que se move em busca de matéria orgânica, ela aduba o solo, de forma que ele se torna um solo fertilizado. Em outras palavras, as minhocas são recicladoras naturais. Essa função exerce um papel importante na manutenção das plantas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...