×
Loading ...

Como fazer um mini helicóptero com materiais reutilizados

Atualizado em 17 abril, 2017

Um helicóptero voador de miniatura é um excelente brinquedo para crianças de qualquer idade. Você pode usá-lo como demonstração para uma discussão introdutória sobre a física do voo ou apenas como um brinquedo cativante. Esse helicóptero pode ser feito facilmente com materiais reaproveitados, e quase não necessita de gastos com materiais. Construir, testar e fazer um helicóptero miniatura voar é a atividade perfeita para a família toda em um dia chuvoso, além de que o projeto pode ser finalizado facilmente em uma tarde.

Instruções

Você pode fazer seu próprio mini helicóptero voador com materiais reutilizados (Helicopter image by DStalvey from Fotolia.com)
  1. Junte as pontas de dois pedaços de bambu com fita adesiva para fazer um círculo grosseiro de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

    Loading...
  2. Amarre dois pedaços de linha de algodão através do círculo de modo a ficarem paralelas entre si e com um espaçamento uniforme. As linhas devem dividir o círculo em terços. Prenda os nós com uma gota de cola.

  3. Junte e prenda as pontas de um elástico de modo que o círculo de bambu fique pendurado por ele com suas linhas perpendicular ao mesmo. Insira uma ponta do elástico em sua outra ponta e puxe firmemente; uma de suas pontas agora está presa no círculo de bambu.

  4. Conecte a ponta solta do elástico no lado oposto do círculo com um clipe para papel. O elástico deve dividir o círculo de bambu em duas metades iguais. Ele deve estar em um ângulo reto (90 graus) com as linhas de suporte.

  5. Corte dois retângulos da cartolina, cada um medindo 12,5 x 2,5 cm. Grude uma ponta de 2,5 cm de cada aba da cartolina na parte externa do círculo de bambu, com uma aba em cada lado do clipe para papel. Dobre as abas de modo a ficarem levemente voltadas para cima: não grude-as com fita de modo reto contra o círculo.

  6. Corte um pedaço adicional de bambu com 17,5 cm de comprimento para servir como eixo para o rotor do helicóptero. Corte dois rotores retangulares de cartolina, medindo 1,9 x 1,25 cm cada. Cole os rotores com fita em sentido longitudinal nas pontas do eixo de bambu. Incline-os ligeiramente para criar uma elevação para o helicóptero.

  7. Corte um quadrado de 2,5 cm da cartolina (cada lado) para o componente de alinhamento do motor. Corte dois entalhes simétricos no componente, um no topo e um na parte inferior, de modo que suas pontas fiquem com 1,2 cm de espaçamento no centro do componente. A forma resultante vai se parecer com uma borboleta, com a borda esquerda e direita e os entalhes cortados no topo e na parte inferior da forma.

  8. Cole o componente de alinhamento do rotor com fita adesiva no centro de seu eixo. O rotor não ficará fixo permanentemente no conjunto de montagem do helicóptero: sua função é simplesmente de enrolar o elástico, que é preso no círculo de bambu, em cada ponta. As asas do rotor vão gerar elevação para o helicóptero enquanto rodam ao redor pelo desenrolar do elástico.

  9. Faça o helicóptero voar girando o rotor ao redor do ponto médio do elástico por cerca de 50 vezes. O elástico deve ficar alinhado com os entalhes no componente de alinhamento do rotor. Solte o helicóptero para lançá-lo.

Loading...

O que você precisa

  • 3 pedaços de bambu fino e flexível
  • Elástico
  • Clipe para papel
  • Linha de algodão
  • Tesoura
  • Cartolina
  • Fita adesiva
  • Cola

Referências

Loading ...
Loading ...