Como fazer um mini livro com oito páginas a partir de uma folha A4

Escrito por ashley poland Google | Traduzido por sheila bratti
Como fazer um mini livro com oito páginas a partir de uma folha A4

Papel A4 é fácil de encontrar em livrarias

old paper image by vnlit from Fotolia.com

Folhas de papel A4 medem 21,0 cm por 29,7 cm, e são muito usadas no Brasil, na Europa e em outras partes do mundo. Com apenas uma folha dessas, além de uma tesoura, você pode fazer um mini livro com oito páginas, sem precisar colar ou pregar. Nesse projeto, é possível desenhar e criar o conteúdo do livro antes ou depois de dobrá-lo.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 1 folha de papel A4
  • Tesoura

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque a folha de papel verticalmente sobre uma mesa ou superfície de trabalho plana. Ela deve aparentar ser alta e estreita, e não curta e larga.

  2. 2

    Dobre o papel ao meio a partir de cima. Deixe a dobra mais marcada, pressionando com as pontas dos dedos; ou faça isso com o cabo arredondado de uma tesoura.

  3. 3

    Dobre novamente o papel, agora da esquerda para a direita; nesse ponto, você terá uma folha dobrada, com 1/4 do tamanho inicial.

  4. 4

    Dobre o papel mais uma vez, agora de cima para baixo. Essa última parte pode ser um pouco mais difícil, mas certifique-se de que a dobra está bem firme.

  5. 5

    Desdobre o papel até que esteja dobrado apenas ao meio novamente, com a área da dobra para cima. As marcas das dobras criarão quadrantes na página.

  6. 6

    Corte ao longo da dobra superior central, começando na parte de cima e indo até o meio da página. Você terá meia página de papel, com os dois quadrantes superiores separados entre si, mas conectados com as outras partes.

  7. 7

    Desdobre a folha e coloque-a horizontalmente sobre a sua superfície de trabalho, para que agora ela aparente ser curta e larga. Você verá oito seções no papel, com um corte horizontal no meio. Dobre a folha ao meio a partir de cima, para que ela fique com a mesma largura, mas com a metade da altura.

  8. 8

    Segure as beiradas direita e esquerda do papel e o levante, para que a área meio cortada e meio dobrada fique para cima. Empurre as beiradas em direção uma da outra, assim o corte se abrirá, formando um losango; pressione ainda mais, e você obterá uma figura que parece uma cruz, vista de cima.

  9. 9

    Segure a porção do lado esquerdo e traga todas as outras áreas dobradas para a sua mão esquerda, juntando-as como páginas de um livro. Reforce a dobra na lateral direita. Vire o produto final, deixando a dobra reforçada para o lado esquerdo. Agora você pode folhear as oito páginas duplas do seu livrinho.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media