×
Loading ...

Como fazer uma miniatura da lua de papel machê

Atualizado em 17 abril, 2017

O papel machê pode ser um meio bem correto de fazer uma miniatura da lua, já que o jeito irregular com que o papel seca imita a sua superfície. Suas crateras, vales e rochas podem ser esculpidos com papel, usando imagens da lua como guia. O papel machê pode ser manipulado ainda molhado, então você pode experimentar até conseguir os detalhes do jeito certo. Monte um espaço grande, com bastante plástico protetor ou jornal para começar este projeto que pode fazer muita sujeira.

Instruções

Imagens da lua podem ser usadas para esculpir os detalhes em uma miniatura de papel machê (Chad Baker/NASA/Digital Vision/Getty Images)
  1. Rasgue o jornal em tamanhos diferentes. Faça pedaços longos, quadrados e pequenos, para os detalhes.

    Loading...
  2. Encha um balão redondo até ficar no tamanho desejado. Uma bola de plástico cheia de ar também serve como base para a miniatura.

  3. Coloque a fita metálica ou de empacotar em uma posição plana e prenda o balão em cima para que ele fique a alguns centímetros da superfície. Vai ficar mais fácil aplicar o papel machê, pois ele não ficará se mexendo. Prenda um pedaço da fita por cima da abertura do rolo, com o lado com cola para cima, e pressione o balão para baixo, assim ele vai ficar ainda mais preso.

  4. Misture uma parte de cola de papel de parede e uma parte de água em uma tigela grande. O líquido deve ficar grosso o suficiente para cobrir o pincel quando for mergulhado.

  5. Coloque uma tira de jornal no balão e pinte por cima com a cola de papel de parede. Ela deve ficar completamente coberta de cola para grudar ao balão. Alise a tira usando mais cola, se necessário. Continue adicionando o jornal, colocando uma tira por cima da outra, até que o balão esteja completamente coberto. Espere secar bem antes de virá-lo e terminar a parte de baixo.

  6. Comece a adicionar detalhes. Usando imagens da superfície da lua como modelo, aplique os pedaços pequenos de jornal para esculpir as crateras no balão. Os detalhes da superfície e as crateras devem parecer irregulares e feitos de pedra, como a lua.

  7. Faça bolas de pedaços de jornal de tamanhos diferentes para criar rochas. Ponha um pouco da cola de papel de parede embaixo para que elas colem à superfície lunar de papel machê e cubra-as com tiras de jornal pintadas com a cola de papel de parede.

  8. Deixe a miniatura secar e pinte. Use branco e preto para fazer diversos tons de cinza. Pinte as sombras das crateras e rochas. Espere a tinta secar antes de virar a miniatura e pintar o outro lado.

  9. Assim que estiver completamente seca, passe tinta acrílica transparente em spray por cima da miniatura, para preservá-la.

Loading...

Dicas

  • Outro método de fazer papel machê é mergulhar toda a tira de jornal na cola antes de colocá-la no balão. Mas ele resulta em muito mais bagunça do que usando um pincel.

O que você precisa

  • 1 balão redondo
  • Jornal
  • Cola de papel de parede
  • Água
  • 2 pincéis
  • Tinta acrílica, preta e branca
  • 1 rolo de fita metálica ou de fita larga para empacotar

Referências

Loading ...
Loading ...