Mini-AVCs e perda de audição

Escrito por leeann bonds | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mini-AVCs e perda de audição
Mini-AVCs geralmente não afetam a audição (ear image by cico from Fotolia.com)

Um mini-AVC, nome comum para um ataque isquêmico transitório, afeta o corpo como um acidente vascular cerebral (AVC), exceto pelo fato de que não traz dano permanente. Um estudo recente tentou associar a perda de audição a AVCs, gerando dúvidas se os ataques transitórios poderiam causar perda da audição. Essa preocupação aparentemente é injustificada.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Um mini-AVC é "a interrupção temporária do fluxo de sangue em uma parte do cérebro", afirma o Dr. Jerry Swanson no site Mayo Clinic. Desde que o fluxo sanguíneo se restabeleça, o dano não é permanente. Na verdade, os sintomas de um ataque isquêmico transitório desaparecem geralmente dentro de poucos minutos a algumas horas. No entanto, você deve procurar atendimento médico imediatamente se suspeitar que teve um, mesmo se os sintomas desaparecerem, de modo que você possa ser diagnosticado corretamente e qualquer tratamento ou medicação necessários possam ser prescritos.

Efeitos

O ataque isquêmico transitório pode ser reconhecido pela ocorrência de sintomas semelhantes aos de AVC. O site Healthy Heart Guide lista os sintomas mais frequentes de um mini-AVC, incluindo problemas de visão, tontura, confusão mental, fraqueza, fala arrastada, incapacidade de caminhar, amnésia e inconsciência. A perda de audição não está na lista de sintomas usuais para AVC ou mini-AVC, mas algum sintoma comum de acidente vascular cerebral pode ser confundido com uma perda auditiva temporária.

Concepções erradas

Um AVC no hemisfério esquerdo do cérebro pode afetar o centro que controla a fala e a linguagem. Isso pode causar afasia, que "afeta a capacidade de falar, escutar, ler e escrever", de acordo com o artigo "Efeitos de AVCs", do site da American Heart Association. Um indivíduo com AVC pode ter dificuldade para compreender a fala, o que certamente poderia parecer que a pessoa não é capaz de ouvir o que é dito.

Especulação

Um estudo de 2008 conduzido por Herng-Ching Lin, da Universidade de Taipei, causou impacto, porque parecia indicar que "a perda súbita de audição pode ser um sinal precoce de vulnerabilidade a acidente vascular cerebral", de acordo com um relatório sobre o estudo no site da American Heart Association. O pesquisador alertou que, por causa das "muitas limitações nos dados, os resultados devem ser interpretados com cautela até que estudos independentes adicionais sejam realizados". Estudos semelhantes, aparentemente, ainda não foram feitos.

Conclusões

A perda da audição, mesmo de natureza temporária, não parece estar associada ao ataque isquêmico transitório. Uma pessoa que passa pelo que parece ser uma perda de audição deve procurar aconselhamento médico. Aquele que sentir qualquer um dos sintomas de AVC listados acima e citados nas referências abaixo deve procurar um médico imediatamente, pois um acidente vascular cerebral pode ser fatal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível