Mini-projetos escolares no ensino médio

Escrito por susan ruckdeschel | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mini-projetos escolares no ensino médio
Os mini-projetos do ensino médio são muito apelativos devido à sua breve e produtiva duração (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Escolas do ensino médio são locais essenciais para fornecer uma aprendizagem baseada em projetos e mini-projetos abertos às crianças, de modo que seja feito um aprendizado de novas competências, responsabilidades e interação social ao longo de todo o projeto. A curta duração desses mini-projetos torna-os gerenciáveis, porque o fim está sempre à vista. Desde projetos ambientais a linguagem artística, faz parte de um novo aprendizado com sucesso garantido.

Outras pessoas estão lendo

Projetos ambientais

A ideia da reciclagem e das novas tecnologias verdes tem um apelo revigorante para a nova geração de alunos. Alguns projetos podem envolver esforços de reciclagem com uma organização escolar ampla e simples. Os alunos podem recolher garrafas, latas, metais e qualquer lixo proveniente das festas de turma, dos eventos escolares ou do cotidiano. À medida que recolhem o material reciclável, os alunos fazem um plano de separação: uns irão para a central de reciclagem, outros para trabalhos de criação artística e os restantes são usados para criar alimentadores de pássaros e ferramentas de jardinagem. Os projetos de reciclagem podem ser implementados durante um dia, uma semana, um mês ou em intervalos periódicos ao longo do ano. Os alunos também podem restaurar áreas ignoradas ou não usadas como, por exemplo, quintais limpos e alegres com jardins, colocando recipientes de lixo e usando alguns desses materiais recicláveis como decoração.

Projetos integrados de linguagem artística

Mini-projetos integrados de linguagem artística são um pouco mais do que uma lição, mas menores que um projeto de conclusão de um módulo. Eles integram os alunos como aprendizes e mostram o aprendizado através de tarefas atribuídas a outras áreas como os - estudos sociais, as ciências e a matemática. Os estudantes colaboram em um projeto de redação debatendo ideias relacionadas com o conteúdo que aprenderam, depois de uma atividade de pré-redação, escrevendo um esboço e, em seguida, um primeiro rascunho. Uma vez feito esse projeto, os alunos se revezam na leitura, edição e ajuste do rascunho até à sua conclusão. Um molde de organização pode ser usado para ajudá-los na criação da redação conectando uma introdução, os detalhes dos assuntos e a conclusão. Esse projeto termina com a leitura e exibição do trabalho à turma, o que dura cerca de uma semana. Os alunos aprendem a redigir e a editar, enquanto aprofundam sua compreensão e interpretação da matéria dada na sala de aula.

Projetos de pesquisa científica

Os alunos podem medir a relação causa efeito através do monitoramento da frequência de furacões ao longo de um período de tempo usando a medição do aumento da intensidade, a medição de gases e do aumento da temperatura global. Se você focar sua atenção na temporada de furacões e pesquisar os dados arquivados pode finalizar esse projeto em duas ou três semanas. Os efeitos do declive na arborização podem ser monitorados através da verificação das árvores, sua inclinação e da área afetada pelo escoamento das águas pluviais. Variáveis semelhantes podem ser rastreadas medindo a transmissão de atrito em um carro de brinquedo, algo que a maioria dos alunos gostam de fazer. Use o carro em uma rampa com inclinação para mantê-lo a uma velocidade e use outro num local sem inclinação. Em seguida, meça o que tem mais ou menos fricção e procure a relação causa efeito.

Projetos de jardinagem

Num jardim nativo pode colher muitos benefícios enquanto se ensina usando um mini-projeto simples, onde possa pesquisar, cavar e plantar. Os alunos devem pesquisar alimentos nativos do Brasil para plantar como, por exemplo, milho, feijão, abóboras e nabos. Logo que as sementes são plantadas, o jardim pode ser mantido por voluntários. Existem outras opções disponíveis como, por exemplo, jardins de borboletas, hortas comunitárias e jardins de ervas aromáticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível