O que é minoxidil?

Escrito por geoffrey weed | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é minoxidil?
O que é minoxidil? (Bald Head image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Minoxidil é um tipo de medicamento que se enquadra na categoria dos vasodilatadores. É primariamente usado no tratamento da calvície masculina e tem muitos efeitos diferentes na queda e no crescimento do cabelo. A manifestação mais conhecida do minoxidil é o produto Rogaine, que está no mercado desde os anos 1980.

Outras pessoas estão lendo

História

Minoxidil era originalmente usado como um remédio oral no tratamento da hipertensão. Depois que seus impressionantes efeitos colaterais foram notados, porém, ele foi rapidamente patenteado como um tratamento para queda de cabelo. A patente foi feita pela Upjohn Corporation, que era na época uma gigante da indústria farmacêutica e se fundiu com a empresa de medicamentos Pharmacia. A patente original da Upjohn para o produto do minoxidil, Rogaine, expirou em 1996. Desde então, diferentes empresas vêm surgindo com seus próprios tratamentos e produtos para queda de cabelo, à base de minoxidil.

Função

Minoxidil ajuda aqueles que estão sofrendo perda de cabelo, através da vasodilatação. Vasodilatação é o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos de alguém. Este processo leva a um aumento no fluxo sanguíneo que então ajuda a promover novo crescimento capilar e a impedir que a perda de cabelo progrida. Curiosamente, entretanto, a maneira exata como este processo ocorre não é completamente entendida. Há muitas teorias sobre o real mecanismo do minoxidil para o crescimento do cabelo, mas a comunidade científica ainda não chegou a um consenso.

Tipos

Hoje em dia, há diversos tipos de produtos de minoxidil no mercado. Isto é devido ao fato da patente do Rogaine ter expirado, permitindo a diferentes empresas fazer seus próprios produtos a base de minoxidil. Os produtos, entretanto, são relativamente similares uns aos outros. A maior diferença encontrada é aquela entre tratamentos com minoxidil líquido e em espuma. Ambos tem características de funcionalidade similares na prevenção da queda e crescimento do cabelo.

Benefícios

O principal benefício do uso do minoxidil é, claro, sua habilidade de reverter a queda de cabelo em seus usuários. Por mais que isto possa parecer algo surpreendentemente simples, para muitos homens e mulheres que sofrem de perda de cabelo, pode parecer um produto milagroso. Os efeitos psicológicos da perda de cabelo podem ser devastadores para homens, e ainda piores para mulheres que sofrem de perda de cabelo extensiva. Reverter o processo e fazer crescer cabelo novo pode ser uma grande vitória para aqueles que são extremamente auto-conscientes de sua perda de cabelo.

Considerações

Uma das maiores desvantagens do uso do minoxidil é o fato que não funciona para todos. A maioria das pessoas verá pelo menos uma melhora nominal, mas este não é sempre o caso. Produtos à base de minoxidil funcionam melhor em indivíduos jovens e são muito melhores em parar a progressão da perda de cabelo do que realmente fazê-lo crescer novamente. Também, além do fato de que tratamentos à base de minoxidil tornaram-se muito mais baratos desde que a patente da Upjohn sobre o Rogaine expirou, eles ainda custam o suficiente para serem proibitivos em muitos casos. Uma última preocupação é o fato que preparados de minoxidil podem tornar a estilização do cabelo problemática, e para um melhor efeito, deve ser deixado por cerca de quatro horas. Para aqueles que modelam seu cabelo de forma a esconder a queda do cabelo, tais produtos podem na verdade exacerbar a aparência da perda de cabelo, e não disfarçá-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível