×
Loading ...

Minúsculos insetos que infestam as casas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os minúsculos insetos que infestam sua casa fazem parte de diferentes categorias. Pequenos besouros, ácaros e o psocópteras atacam uma grande variedade de alimentos. A mosca-branca, tripes e os mosquitos infestam plantas e alguns outros, como o colêmbolo, gostam de umidade. Olhar os insetos bem de perto ajudará a identificá-los.

Os insetos pequenos, como besouros, ácaros e psocópteras, infestam cereais e outros grãos não adequadamente estocados (Henrik_L/iStock/Getty Images)

Colêmbolos

Os colêmbolos, ou pulgas da neve, são insetos minúsculos e primitivos que medem de um a cinco milímetros de comprimento. Apesar do corpo pequeno, conseguem pular 100 vezes suas alturas em apenas um movimento, graças a um apêndice articular presente no abdômen. Esses animais normalmente vivem em ambientes externos em matérias vegetais, lenhas e matéria orgânica em decomposição. Quando o habitat natural deles torna-se seco, invadem casas à procura de umidade. São atraídos por luz e conseguem entrar através de rachaduras e fendas em volta das portas, canos e telas nas janelas. Uma vez nas áreas internas, gravitam para banheiros, porões e cozinhas. Os colêmbolos são insetos acinzentados, sem asas e com visão limitada. Não mordem ou alimentam-se dos objetos domiciliares e são incômodos por um curto período de tempo, já que quando ficam presos dentro de casa, morrem.

Loading...
Pilha de lenha (studioportosabbia/iStock/Getty Images)

Besouros

Muitos besouros pequenos, incluindo o besouro da farinha, o confuso da farinha e o caruncho infestam produtos em grãos. O besouro da farinha é delgado e achatado, chegando a medir 2 mm de comprimento. São vermelhos ou marrom escuros, e além disso, comem grãos, carne seca, frutas, doces, sementes e nozes. O besouro confuso da farinha é quase impossível de distinguir sem a ajuda de um profissional, e centenas deles podem viver em somente uma caixa de comida. O besouro cigarra tem 2 mm de comprimento e apresenta coloração amarronzada lustrosa, devido aos pequenos pelos que cobrem seu corpo. A cabeça dele é dobrada para a frente, abaixo da parte da frente do corpo, e não pode ser vista de cima. Alimentam-se de grãos e cereais, frutas secas e temperos diversos.

Besouro (Sergio Schnitzler/iStock/Getty Images)

Psocóptera/ácaros de grãos

O psocóptera é conhecido como piolho de livro e esses insetos não alados realmente parecem-se com piolhos. Apresentam coloração cinza pálida ou branca amarelada e corpos amolecidos do tamanho de uma cabeça de alfinete. Os ácaros de grãos também são cinza pálidos, não alados e de corpo amolecido. Eles são encontrados em grãos armazenados e multiplicam-se rapidamente em locais úmidos, deixando o alimento com aparência de estar vivo.

Cereais na cozinha (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Moscas-brancas

As moscas-brancas infestam plantas caseiras como a poinséttia, hera, o hibisco e a lantana. Parecem-se com pequenos mosquitos e são recobertos por uma fina cera branca. Elas danificam as plantas ao sugar a seiva e secretar uma substância adocicada nas folhas. Essa substância não deixa que haja fotossíntese e atrai várias infecções fúngicas.

Poinséttia (Bojidar Beremski/iStock/Getty Images)

Tripes/mosquitos

Os tripes são insetos voadores que medem menos de um milímetro. Possuem corpos alongados que podem ser marrons ou pálidos e causam áreas irregulares prateadas na superfície das folhas onde alimentam-se. Os mosquitos fúngicos não prejudicam as plantas, mas são um incômodo. São pequenos, escuros, pulam, voam e são mais encontrados durante o inverno e no começo da primavera.

Plantas caseiras (Arpad Nagy-Bagoly/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...