Mais
×

Como usar a mira telescópica de um rifle

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma das características mais úteis de uma mira telescópica avançada são as barras que determinam a distância. O campo é dividido por linhas que determinam um design em formato de cruz, auxiliando o atirador a determinar a distância média de seu alvo, através apenas da ótica. Com essas informações, tantos ajustes manuais, quanto mecânicos, podem ser feitos para economizar munição.

Instruções

Exemplo de uma mira telescópica com barras que determinam a distância
  1. Segure o rifle de forma apropriada. Nem todo o equipamento do mundo vai lhe ajudar se você não tiver técnica. Segure firmemente o punho e o gatilho com sua melhor mão (normalmente a direita) e use a outra mão para apoiar o rifle, segurando o suporte a frente do gatilho. Coloque o parte traseira do rifle de modo firme sobre seu ombro.

  2. Configure o aumento. As barras que determinam a distância foram projetadas para funcionar apenas em uma configuração de aumento. As lunetas militares geralmente usam dez vezes, mas sua mira pode ser diferente. Confira o manual do proprietário.

  3. Olhe dentro da mira com o olho bem próxima a ela. Feche seu outro olho.

  4. Coloque um objeto que você saiba que tenha cerca de 10 cm de altura na mira e meça sua altura usando as barras dela. Muitas lunetas usam 10 cm como ajuste básico, mas isso pode variar com o modelo. Consulte o guia do usuário. Na mira descrita acima, você notará um conjunto de barras que segue de baixo da mira até o seu centro. Ela inclui barras na parte inferior e pequenas marcas no centro da mira. Conte essas barras.

  5. Compare as barras à tabela da mira. Para uso "em campo", isso deve ser memorizado. Neste exemplo, se um objeto de 10 cm ocupa cinco barras, a distância será de 90 metros. Se ocupa apenas uma barra, a distância será por volta de 450 metros.

  6. Volte ao procedimento normal de tiro. Com a mira estabilizada, você pode ajustar o aumento e outras configurações, se desejar.

O que você precisa

  • Mira telescópica com barras que determinam a distância
  • Alvos ajustados e miras definidas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article