×
Loading ...

Mistura de castanhas e frutas secas saudável e fácil de fazer para as crianças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma mistura caseira de castanhas e frutas secas é uma maneira prática e saudável de fazer as crianças comerem vários alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. Esse é um lanche divertido para as crianças pequenas comerem com as mãos, e um substituto barato de lanches cheios de açúcar. Preparar essas misturas não apenas vai encorajar as crianças a usarem a criatividade na cozinha, como também educá-las sobre escolhas alimentares saudáveis.

Castanhas e frutas secas podem ser misturadas para um lanche saudável (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Ingredientes de base

Misturas saudáveis de castanhas e frutas secas contêm proteínas, grãos, frutas e fibras. Amendoins são a base de várias misturas disponíveis no mercado, e sua mistura ficará ainda melhor se forem adicionadas nozes, amêndoas e castanhas variadas ou sementes de girassol. A granola é uma boa base para crianças com alergias alimentares, mas não é tão rica em proteínas como as amêndoas, castanhas e sementes. Use castanhas e nozes sem sal para diminuir a quantidade de sódio do petisco.

Loading...

Frutas secas e doces

Frutas secas são uma ótima adição para aumentar o nível de vitamina C, fibras e carboidratos. Frutas como cerejas, abacaxi, pêssegos, maçãs e bananas são as favoritas de muitas crianças. Deixe-as escolherem suas frutas favoritas para adicionar à mistura, mas também encoraje-as a experimentar frutas novas.

Várias misturas prontas à venda no mercado incluem doces cobertos com chocolate, marshmallows ou salgadinhos. Sua versão caseira também pode incluir esses itens, mas eles contêm açúcar refinado, tornando-os nada saudáveis. Adicione-os com moderação se isso tornar a mistura mais apetitosa para as crianças.

Grãos

Cereais integrais também podem ser adicionados à mistura. Os açucarados devem ser evitados, já que a mistura deve ser uma maneira saudável de proporcionar energia sem os riscos associados aos carboidratos altamente processados. Procure por cereais integrais em forma de rosquinhas, quadradinhos de cereal ou outros cereais que possam ser comidos como petisco.

Pretzels pequenos, bolachas e biscoitos leves podem substituir o cereal, e ervilhas desidratadas e outros vegetais podem ser usadas no lugar das frutas secas.

Misturando tudo

Amêndoas e sementes devem ser adicionadas na proporção de 1.5 em relação ao resto dos ingredientes. Um exemplo de receita é 1 1/2 xícara de amêndoas/sementes, uma xícara de frutas secas e uma xícara de cereal. As proporções devem ser adaptadas em relação aos gostos da criança ou à sua sensibilidade aos ingredientes. As crianças geralmente gostam mais de comer os alimentos que elas ajudaram a preparar. Então, peça para ela limpar as mãos e preparar parte da mistura, adicionando e misturando os diferentes itens em uma vasilha grande. Guarde sua mistura de grãos em um recipiente hermético.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...