Qual mistura de gasolina e óleo devo usar na motosserra Stihl 025?

Escrito por eric blankenburg | Traduzido por pedro henrique braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual mistura de gasolina e óleo devo usar na motosserra Stihl 025?
Acerte na mistura gasolina-óleo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A motosserra Stihl 025 à gasolina é movida por um motor de combustão interna, e como acontece com todos os motores de combustão, o cárter e os pistões precisam de lubrificação constante. Ao contrário de outros motores de combustão -- automóveis cortadores de grama, barcos -- a motosserra Stihl não usa uma bomba de óleo. A lubrificação para o cárter e o pistão vem diretamente da fonte de combustível.

Outras pessoas estão lendo

Por que a mistura?

Estes motores de dois tempos utilizam combustível para queimar e mover o pistão dentro do cilindro. O combustível, quando misturado ao óleo, inflama-se na temperatura ideal: apenas quente o suficiente para a combustão, e não quente demais para o superaquecimento do motor. Sem a lubrificação necessária, o pistão superaqueceria e travaria no interior do cilindro. Por esta razão, nunca use gasolina pura sem a mistura no interior da motosserra 025. Gasolina pura pode queimar as vedações do pistão e travar o pistão em questão de segundos.

Qual óleo na mistura?

Este óleo, embora semelhante ao óleo automotivo, rompe uniformemente no interior da gasolina, permitindo que uma camada uniforme de óleo se acumule no cilindro. O óleo automotivo convencional não irá se separar devidamente na gasolina, então não tente usá-lo em combustível misto. Utilize apenas óleo de alta qualidade para uso em motores de dois tempos arrefecido a ar. A Stihl fabrica uma marca de óleo de motor dois tempos para o uso nos motores. Embora testado pela fábrica da Stihl, sua utilização não é necessária em máquinas da empresa; qualquer óleo de alta qualidade será suficiente.

Qual gasolina na mistura?

O motor da motosserra 025 gira em alta velocidade, acima de 12.000 RPM, o que também gera um excesso de calor e atrito. Para manter o motor continuamente resfriado o suficiente para não superaquecer, ele precisa de uma gasolina premium de alta qualidade. Tal combustível também irá queimar mais limpo no motor, deixando menos acúmulo de carbono no cilindro, na porta de escape e no silenciador. A Stihl recomenda o uso de um tipo de combustível de octanagem 89 ou superior, o que irá garantir um desempenho de alto nível do motor.

Informações da mistura

Em função de uma variedade de fatores diferentes a 025 irá exigir misturas diferentes: o ambiente, a altitude, a qualidade do ar e o tipo de óleo, todas estas variáveis afetaram a relação de mistura entre a gasolina e o óleo. Busque um equilíbrio ideal entre o óleo e a gasolina, no qual o motor funcione mais suave, mais rápido e mais limpo. Ajuste a proporção da mistura, se necessário, mas sempre agite o recipiente de combustível antes de cada recarga. Se você estiver usando um óleo que não seja Stihl, comece com uma mistura de 30:1 e gradualmente aumente a dosagem de combustível até 50:1 em vários tanques de gasolina, monitorando continuamente o desempenho do motor. Se estiver usando óleo Stihl, use 50:1 de gasolina em relação ao óleo a todo momento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível