Mais
×

Como misturar bentonita para fazer lama de perfuração

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para perfurar um poço de água, é necessário começar o trabalho com a lama. Misturar argila de bentonita em pó e seca com água faz a lama necessária para a perfuração do poço. A bentonita aumenta a viscosidade da água usada no processo de perfuração. Fazer o fluido de perfuração mais espesso permite que ele levante o solo e as pedras para fora do eixo do poço enquanto este é perfurado. Isso remove o solo do fundo do buraco e evita que a broca fique obstruída conforme afundar no chão. Também previne que os lados do eixo entrem em colapso durante o processo de perfuração.

Instruções

A bentonita é indispensável na perfuração de um poço (oil well at dusk image by Calin Tatu from Fotolia.com)
  1. Coloque o tacho no nível do chão.

  2. Encha o tacho com água.

  3. Coloque as mangueiras da bomba de circulação no tacho. A extremidade do tubo de entrada deve estar completamente submersa na água.

  4. Ligue a bomba de circulação.

  5. Abra o saco de bentonita e jogue-a lentamente na água que está circulando. Adicionar o pó muito rapidamente fará com que a argila fique fixa, o que reduzirá sua eficácia e entupirá a bomba.

  6. Continue adicionando bentonita até que a lama atinja a viscosidade desejada.

  7. Deixe a bomba de circulação misturar a argila por pelo menos cinco minutos antes da perfuração.

Dicas

  • Uma vez que a perfuração tenha começado, use uma pá para checar frequentemente o fundo do tacho e remover pedaços de solo, pedras e areia. Caso contrário, eles se acumularão e farão o tacho transbordar. A areia e as pedras também podem danificar a bomba se entrarem no tubo de entrada.

O que você precisa

  • Tacho de perfuração
  • Água fresca
  • Bomba de circulação de lama
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article