×
Loading ...

Como misturar tinta de poliuretano com catalisador e redutor

Atualizado em 17 abril, 2017

Formada por dois componentes de esmalte, as tintas de poliuretano são apropriadas para o uso em superfícies de metal, plástico ou madeira. Ela possui um acabamento duro e foi desenvolvida para ter a maior durabilidade. Embora algumas tintas desse tipo já contem com o catalisador na sua fórmula, ela deve ser misturada pelo consumidor antes de usá-la. Como essa tinta é aplicada melhor com uma pistola de pintura, um redutor também é necessário. Cada marca possui uma proporção diferente de tinta para catalisador. Antes de começar, procure essa informação na ficha técnica da tinta. A porcentagem do redutor também deverá estar listada.

Instruções

A tinta de poliuretano funciona melhor quando é aplicada com uma pistola de pintura (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Verifique a lata de tinta ou o rótulo para encontrar as proporções. A tinta texturizada de baixo brilho é, geralmente, misturada com o catalisador em uma proporção de 6:1 e depois reduzida a 25%. A tinta de poliuretano de alto brilho é, geralmente, misturada com o catalizador na proporção de 2:1 e depois reduzida de 2 a 0,75 partes.

    Loading...
  2. Despeje a tinta em um balde limpo ou em uma garrafa de pistola de pintura vazia. Mexa a tinta com um misturador até obter uma cor uniforme.

  3. Despeje o catalisador na tinta lentamente e misture-o ao fazer isso. Deixe a solução uniforme e acrescente o redutor da mesma forma.

  4. Caso tenha misturado a tinta em um balde separado, despeje-a na garrafa da pistola de pintura. Depois, pinte a superfície do material e aguarde 20 minutos ou até que a tinta seque, antes de aplicar uma nova camada. A tinta estará completamente seca depois de oito a 12 horas.

Loading...

O que você precisa

  • Lata de tinta vazia
  • Misturador de tinta
  • Catalisador de tinta de poliuretano
  • Redutor de tinta de poliuretano

Referências

Loading ...
Loading ...